Cancele seu cartão de crédito mesmo com dívida

Isto é possível e quando se encontrar nessa situação, o consumidor deve enviar uma correspondência com aviso de recebimento (AR), ou ainda, levar pessoalmente um ofício, cobrando recibo do gerente de atendimento ou de um funcionário do protocolo da agência em uma das vias desse documento, para o banco emissor ou a administradora do cartão, demonstrando que não tem mais interesse na manutenção do contrato, exigindo o imediato cancelamento do cartão e pedindo para que esta empresa se manifeste em um prazo de 10 dias, após a devolução do comprovante da entrega da carta, ou a data de recibo do ofício, para confirmar o pedido.

Esta medida é muito eficaz para evitar o inchaço da dívida em razão do aumento progressivo do saldo devedor do cartão já que, após o cancelamento, não podem mais incidir os juros do contrato.

Não havendo resposta no prazo, o consumidor pode ingressar com ação judicial visando a extinção do contrato e usando o comprovante de recebimento da carta, ou do ofício enviado, como prova da negativa do banco emissor ou da administradora em cancelar o cartão.

O fundamento jurídico do pedido encontra-se no Artigo 6°, inciso V, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor e nos artigos 473º ou 478º à 480º do Código Civil Brasileiro e, juntamente com o cancelamento, o consumidor deve pedir que o Juiz que receber a ação determine que o banco emissor ou a administradora do cartão não incluam o nome do mesmo no Serasa ou Scpc, até a decisão do processo.

O consumidor bancário pode fazer este pedido no Juizado Especial Cível, o antigo Juizado de Pequenas Causas e, na primeira audiência, com auxílio do conciliador, carece solicitar um acordo para pagamento do saldo devedor com banco emissor ou a administradora do cartão, em condições favoráveis e compatíveis com a sua realidade financeira, exigindo também, que seja feito o recálculo da sua dívida, com a eliminação dos juros abusivos, encargos e multas diversas acrescidos na mesma de maneira obscura, distante dos padrões éticos e referências legais.

Para outras reclamações sobre Cartões de Crédito, o consumidor pode fazê-lo diretamente na sede ou nos postos de atendimento da Fundação Procon da Capital ou de sua cidade ou região e ainda, no Ministério Público local.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

112 respostas para Cancele seu cartão de crédito mesmo com dívida

  1. Miriam diz:

    Também preciso de um modelo de carta para cancelamento do cartão de crédito. Obrigada

  2. Adorei a dica; estava mesmo prescisando de um motivo para resolver um problema com cartão, espero conseguir exito.

  3. julio diz:

    po, galera é uma carta comum solicitando o cancelamento do cartão,identifikem vosso nome e documentos,e numero do cartão a ser canselado,e pronto, o aviso de recebimento é solicitado nos correios. se acharem dificil podem ir pessoalmente ao banco ou loja que obtiveram o cartão é até melhor, eu fiz isso.àh não se esqueçam de pedir um comprovante ke solicitaram esse serviço,ao funcionario do banco/loja

  4. Anderson Santos diz:

    Gostei da sua dica, por favor poderia mandar o modelo de carta para enviar para o banco. Grato

  5. Carlos Henrique Xavier diz:

    Boa tarde, gostaria de saber como cancalar meu cartão BMG. Pois fiz uma dívidadda de 5000,00 e hoje já está em 14000,00. e eles não parcelam a dívida.

  6. roseli capello diz:

    obrigada pelas dicas
    gostaria do modelo da carta, para banco e cartão de crédito.
    recebi uma carta extra-judicial do banco, pedindo para pagar a dívida em 48 horas, para não ir para a justiça. o que devo fazer? atualmente, não consigo pagar nem 1% do que eles estão cobrando e a pressão realmente é muito grande.
    grata
    roseli

  7. marcio jose da silva diz:

    Show de bola ,otima dica,por favor poderia mandar o modelo de carta para enviar para o banco..obrigado..

  8. joão batista da silva diz:

    Goostei das orientaçoes, mas gostaria de ter um modelo de carta para enviar ao banco e ao cartão de credito, sera possivel?
    Obrigado, joão

  9. Francisco Bernardino diz:

    Gostaria que me enviasem o modelo do oficio que eu devo enviar com urgencia à empresa cobradora do cartão para que o cancele, obrigado,quero pagar a minha dívida mas quero cancelar o cartáo.por favor me ajudem!!!!!

  10. Brunno diz:

    Gostaria de receber o modelo de oficio para enviar ao banco para cancelar o meu cartão!

  11. Rosana Ferreira diz:

    Venho tentando cancelar o cartão BMG que não tenho usado mais.Fui informada que só poderia cancelar o cartão se quitasse a dívida.Disse ao funcionário que me atendeu,que para quitar a dívida que é mínima no momento,que só poderia fazer isso se não viesse o absurdo de desconto em minha folha de pagamento.o demostrativo vem só os juros porque vem descontado em folha e há muito tempo que não utilizo mais o cartão.O juros do Rotativo é mais caro do que o valor que me descontam em folha.Tá virando uma Bola de Neve e eles fazem tudo para dificultar.Só quero pagar o que devo e me livrar de vez deste cartão.Tô ficando desesperada.Me ajudem a resolver esta loucura!Não consegui achar o SIPLAG para fazer este cancelamento.

  12. João Luiz diz:

    Muito boa orientação, fiz todos os procedimentos descritos mas o BANCO DO BRASIL simplesmente ignorou e não cancelou o cartão…continuo a receber faturas astronomicas com o absurdo de juros que cobram…e para piorar parece que por represária, cancelaram meu limite do cheque especial no dia do meu pagamento retirando o limite deixando um ROMBO na minha conta…porque será que eles dificultam tanto uma negociação?

  13. lucas almeida machado diz:

    Olám, pessoal , alguém que tiver problemas com os bancos podem também fazer ums reclamação direto no site so banco central, eu resolvi, por lá. Vc entra no site, clica em fale conosco, depois vai aparecer a opção de reclamação, vc faz sua reclamação e o banco central que fiscaliza os bancos, vai enviar sua reclamação para seu banco que vai entrar em contato com vc para resolver o problema!! espero ter ajudado na dica!!

    >>>>>> Telefone do Banco Central do Brasil para reclamações:->>> 0800 979 2345

  14. deixei levar por uma propaganda enganosa,sobre tratamento
    de doenças relacionadas a fertilidade masculina, e depos de 2 meses não houve
    resposta o tratamento ficou 10840.00 no cartao de credito, agora quero suspender o tratamento
    e com fica minha divida? sendo que paguei 19oo,oo

  15. Eliana do S. G. Silveira diz:

    gostaria de receber um modelo da carta, não posso pagar os cartãoes apartir do mes que vem, aconteceu muitos imprevistos, montei uma loja e ela faliu, não posso pagar os empréstimos e nem os cartões.

  16. Jaqueline Marques da Fonseca Pereira diz:

    Sim, tinha esquecido que se a pessoa que tiver com dívidas procurar os Procons eles mesmos podem enviar esse pedido de cancelamento e posteriormente há um encontro entre as partes para negociar qual a melhor alternativa de pagamento para o devedor…

  17. Jaqueline Marques da Fonseca Pereira diz:

    Pessoal como a minha dúvida sobre o modelo é a mesma da maioria aqui, eu achei um pequeno modelo e acho que dá para termos uma base…

    Cidade, data.

    Prezados senhores da Operadora de cartão de crédito, X,

    Eu, fulano de tal, RG X, CPF X, residente (endereço que consta na fatura do cartão), telefone X (c/ddd), solicito o cancelamento do cartão (nome do cartão), com o número X, validade X, por razões (se vc quizer dizer a razão, pode escrever aqui, ou coloque simplesmente particulares).

    Favor enviar confirmação do cancelamento por escrito. Declaro estar ciente de que o cartão tem débitos pendentes e pretendo pagá-los conforme o parcelamento vigente.

    Atenciosamente, X

  18. Ana Sofia da Costa Fonseca diz:

    Boa tarde
    Gostaria de receber um modelo de carta pedindo o cancelamento do cartao mesmo com dividas .
    Obrigada

  19. Elisabete Alves diz:

    Ola gostaria de uma orientação, atualmente contrai uma divida junto ao banco que o valor já está em 1.237.64 o problema que tudo isso virou uma bola de neve porque eu fiquei desempregada e ainda estou sem trabalho não sei o que fazer porque eu tinha feito um emprestimo pessoal de 600,00 reais com o banco e a divida ja tá em 800,00 fora minhas contas comuns do cartão de credito, eu gostaria de estar pagando isso mais como disse estou sem trabalho e os juros do banco está comendo solto como posso proceder para não me endividar ainda mais e resolver a situação junto ao banco de forma que eu pague o justo. ? obrigado

  20. Laurindo Nogueira de Melo diz:

    Gostei muito das orientacoes e gostaria de saber se vcs podem enviar um modelo de carta para cancelamento de cartao de credito? Obrigado

  21. siumara ferras de camargo diz:

    Boa tarde gostaria que voces me ajudacem,tenho um cartão do carrefur.
    todo mes esta vindo umas tarifas que eu não pedi,por exemplo;anuidade diferenciada,seguro de perda eroubo.seguro conta paga familia cardif.queria que voces me enviase um modelo de carta pra que eu possa estar enviando pedindo o cancelamento dessas tarifas,obg pela atenção.

  22. Paulo diz:

    Boa dia

    Gostaria de receber um modelo de carta pedindo o cancelamento do cartao mesmo com dividas .

    Obrigado.

  23. bom dia , por favor estou precisando do modelo de carta para eiu mandar para a administradora do cartao , para eu tentar um acordo para que eu possa pagar a divida do cartao. muito obg pela atençao.

  24. regianldo o abreu diz:

    muito boa a orientaçao de vcs…sol modelo de carta para cancelamento dos mesmos…
    att reginaldo

  25. katiane diz:

    me mandem uma resposta por favor!

  26. katiane diz:

    se eu juntar uns 5 mil reais, como posso fazer pra liquidar essa dívida?

  27. katiane diz:

    por favor, me ajudem!Fiz umas compras no meu cartão de crédito e fiquei desempregada logo depois, sou empregada doméstica. Não tou conseguindo saldar a minha dívida que com os juros já tá em mais de 10 mil reais o que posso fazer para pagar isso, ou para tentar diminuir os juros?

  28. Marcondes diz:

    local, ________ de _________ de 2011

    Á (nome da financeira) Rua……………. n°…Cidade/UF

    Prezados Senhores:

    Solcito o cancelamento do cartão de crédito de n°……….., tendo em vista que não é de meu interesse a utilização deste cartão.
    Outrossim, solicito ainda, a exclusão do débito, haja visto que não solicitei qualquer crédito.
    Sendo que ora se apresenta, elevo meus votos de apreço e distinta consideração.

    Atenciosamente,

    ____________________
    Nome

  29. edilson diz:

    boa gostaria tbm do modelo

  30. simone diz:

    Gostaria ,tambem do modelo da carta.Obrigada

  31. leandro de souza diz:

    também queria o modelo de carta .obrigado.

  32. Luana diz:

    Por favor, gostaria de receber este modelo da carta!! Boa noite

  33. sirleia diz:

    por favor, não estou fazendo o pagamento das faturas, pois um advogado está para agendar uma audiência para mim, mais o prazo está se estendendo (abril ultimo pagamento), não estou fugindo da divida mas não tenho como pagar pois meu marido foi despedido e nossa renda dimunuiu em R$1400,00 e agora, continuo esperando? Tenho como considerar que minha vida comercial esta toda enrolada por causa da cobrnç abusiva de juros e encargos?
    Obrigado, espero ansiosa por uma resposta.

  34. Josimeire Araujo Teles. diz:

    Olá ,Boa noite.
    Gostaria de obter o modelo de uma carta para enviar a financeira,pois eu pedí o cancelamento do cartão desde junho,paguei o restante das dívidas que tinha feito parceladas.Recebí uma fatura com valor zerado no mês próximo e com 4 meses recebí uma fatura me cobrando um valor de uma assinatura de revista ,incluindo mora diária,juros ,encargos,taxa de financiamento e não autorizei nenhuma assinatura para ser feita mesmo porque o cartão já estava cancelado.Só que liguei quando a primeira fatura chegou avisando dessa assinatura não autorizada e em vez deles cancelarem o pagamento no próximo mês mandaram uma segunda fatura com o valor maior ainda ,com juros da fatura anterior que eu tinha reclamado.Então liguei e eles disseram que eu tinha que mandar uma carta feita em punho por mim e eles iriam analisar ,e que não resolvia com telefonema e que eu passasse o fax da carta.Só que estou desorientada de como fazer uma carta curta sem ter que falar tudo desde o recebimento da primeira fatura.
    Se vocês tiverem eu agradeço.
    Sem mais
    Josimeire

  35. Janete Thoma diz:

    Gostaria de receber por email o modelo da carta para cancelamento do cartao de credito. obrigada

  36. Preciso do modelo desta carta que devo mandar ao banco por (AR);agradeço a colaboração.Lambert

  37. MARCIA FELIX diz:

    Preciso do modelo desta carta que devo mandar ao banco por AR ;desde ja grata Marcia

  38. artur rego diz:

    Gostar ia de receber por email um modelo dessa carta obriogado

  39. por favor preciso urgente de um modelo de procuraçao,para cancelamento de uma reserva de margem,ou seja cancelamento de um cartaonesse caso sem debito é apenas uma margem presa, e nao estou sabendo como fazer!!!
    Mim ajudem!!!

  40. iracema soares diz:

    preciso tambem como todos, saber com escrever essa carta para poder enviar e solicitar o cancelamento do cartão de crédito.
    muito obrigado!!! e tenha um ótimo dia

  41. iracema soares diz:

    preciso tambem como todos, do modelo dessa carta para poder enviar e solicitar o cancelamento do cartão de crédito.
    muito obrigado!!! e tenha um ótimo dia

  42. Robert diz:

    Bom Dia !
    Por favor alguém pode me enviar um modelo também.
    Obrigado.

  43. roberto diz:

    gostaria de ter um modelo dessa carta, por favor alguem pode me enviar

  44. Adilson alves de brito diz:

    Gostaria de um modelo de carta para cancelamento de cartão, obrigado
    Adilson

  45. lelia simoes parada barca diz:

    por gentileza tambem gostaria de um modelo de carta para enviar e cancelar o cartão. obrigada pela ajuda. só em saber que isso é possivel, ja me ajudaram bastante. agradeço.

  46. Verônica diz:

    Por favor também preciso do modelo de carta para enviar, para cancelar o cartão.

  47. Leandro Rosa diz:

    Por favor também preciso do modelo de carta para enviar, para cancelar o cartão.
    Muito obrigado pela ajuda.

  48. Katia Duarte diz:

    Gostei da orientação. Gostaria de um modelo de carta para entar no juizado especial.
    Obrigada!
    Katia

  49. kelly magalhaes goncalves diz:

    oi estou desesperada preciso cancelar o cartão de credito me enviem o modelo por favor desde ja obrigada!

  50. eu também, por gentileza, SOCORRO!!!!!!!
    ME ENVIEM O MODELO , TENHO QUE CANCELAR O MAIS RÁPIDO POSSÓVEL.
    MUITO OBRIGADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *