Para quem está devendo para um banco e quer negociar:

Faça uma carta em 2 vias e entregue ao banco(cobre recibo), manifestando o interesse em pagar sua dívida, porém, apenas o que deve, de fato, – “o valor principal com acréscimo de 1% de juro de mora mais 2% de multa ao mês e nada mais – (Parag. 1. Inciso V  Art. 52 – Lei Federal 8078/90-Código de Proteção e Defesa do Consumidor)”, – eliminando juros abusivos, taxas, multas e encargos diversos que incham de forma desleal sua dívida e ainda, solicite o parcelamento no máximo de partes possíveis, para que melhor se encaixe no seu orçamento e não venha se endividar novamente.

Guarde a cópia desta carta, ela pode ser útil na abertura de futuro processo revisional, pois, no caso de recusa por parte do banco, você estará isento das responsabilidades abusivas impostas pelo mesmo após a data de entrega da mesma.

Não aceite e, nunca confesse de imediato, quando inadimplente, uma dívida imposta pelo seu banco… Imponha-se!..Exija explicações sobre a evolução e composição desta dívida. – O banco não pode sonegar informações sobre como chegou aos valores do seu débito, se ele assim agir, demonstra claramente que tem o que esconder, além do fato denunciar o flagrante de agressão às regras que balizam o consumo e, abuso pleno contra o cliente consumidor. – Não espere que a solução para seus débitos bancários caia do céu, nem acredite na ilusão de que o gerente da sua agência irá ajudá-lo, pois, por mais que este insista dizer que é amigo, na verdade é pura balela, ele é mais amigo da onça do que seu.

Exerça sua cidadania!…Para defender os seus direitos a pessoa mais indicada é você mesmo, porém, para isto precisa conhecê-los. – Em uma relação de consumo o consumidor é a parte mais fraca, todavia, é esta fraqueza que abriga toda a sua força.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

577 respostas para Para quem está devendo para um banco e quer negociar:

  1. Meire diz:

    Muito obrigada pela resposta. Deus lhe abençoe! !

  2. Meire diz:

    Olá, Enviei uma carta com aviso de recebimento ao banco informando que não autorizo nenhum tipo de desconto na minha conta salario. Assim que a carta chegou ao banco o gerente me ligou dizendo que o banco tem sim o direito de descontar 30 do meu salario pois no contrato do empréstimo que fiz havia uma cláusula que dizia que se eu ficasse inadimplente com o banco eles descontariam na conta corrente e/ou conta salario. E que se algum advogado tivesse me informado que enviando esta carta desautorizando o desconto em minha conta salario nao adiantaria pois não teria nenhuma validade essa carta, ou seja mesmo enviando essa carta o banco irá fazer o desconto de 30 por cento em minha conta salario. O que devo fazer diante dessa situação? Essa carta que enviei falando que não autorizo nenhum tipo de desconto em minha conta salario nao tem mesmo nenhum valor? Ela realmente não pode anular a autorização que consta na cláusula do contrato do banco Obrigada
    ——————————————————————————–
    Meire,

    De fato, o gerente tem razão, na maioria dos contratos do tipo de adesão empurrado pelos bancos aos seus clientes existe uma clausula “de mandato” e os clientes assinam sem saber ou, se quer serem informados da sua existência, – através da qual estes clientes autorizam o banco a gerir as referidas contas correntes como se fossem suas. >> Este gerente pilantra somente esqueceu de informar que A Lei Federal 8.078/90 – Código de Proteção e Defesa do Consumidor, no seu Artigo 6, considera abusiva e criminosa a inclusão desta clausula nos contratos de consumo, portanto, passível de tê-la extinta se levada para a análise da justiça.

    >>>> A carta enviada ao banco manifestando o seu desejo de anulação de uma pratica criminosa imposta por um banco com quem mantém relação de consumo é um direito sustentado por lei a quem seria parte do contrato e, – se esta não possui valor algum para os bancos, o problema vai ser deles, pois, a mesma “é acatada” pelos tribunais de justiça e o desrespeito a este direito seria o suficiente para levar um banco ao banco dos réus.

    Analisemos juntos:->> Mesmo que você estivesse autorizado o banco a efetivar a cobrança criminosa na sua conta ao assinar o contrato que contém a clausula ilícita, – a partir do momento que desejasse anular a tal prática somente um novo manifesto por escrito já seria o suficiente, pois, assim estaria sendo validado o direito da autonomia da sua vontade. – Porém, você assinou sem saber da presença e/ou do significado desta clausula e, certamente o gerente sabia e agiu de forma criminosa……- É mais um picareta a serviço dos bancos. – Garanto que se fosse para a sra. mãe dele o mesmo não agiria desta forma. – Sugiro que apresente a sua via da carta enviada através de AR ao Juizado Especial Cível da sua cidade e relate o fato, inclusive as palavras deste gerente larápio, antes porém, avise o mesmo que vai solicitar uma revisional através da justiça. Verá que o malandro ficará assustado e mudará de postura em relação ao seu caso. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  3. MÁRIO PESSOA SB diz:

    Gostei do site de vcs. Ótimo – atualizado.

  4. Ubirajara quaresma diz:

    Sou aposentado por invalidez como nao tinha mais margem fiz um emptestimo com debito em conta. hoje nao consigo nem comprar medicação e me alimento de favor. posso pedir ao banco para suspender o debito da financeira. estou atualmente recebendo 400 reais de salario…. acho desumano isso queria entrar via judicial para pagar o minimo mensal ja pensei ate em suicidio.
    ———————————————————————————–
    Ubirajara,

    Sua vulnerabilidade e fraqueza é a sua força e os fortes não pensam besteiras. Você tem direitos, porém, carece validá-los, pois, ninguém o fará por você. Levante a cabeça e se imponha diante do seu banco.

    > A Diferença entre o possível e o impossível está simplesmente na sua determinação.

    Apresente suas dificuldades ao banco e solicite um reparcelamento do financiamento de forma que se encaixe na sua realidade financeira atual. – O faça por escrito e cobre recibo na agência e, nesta carta mencione que, no caso de recusa por parte do banco em atendê-lo irá solicitar análise da justiça constituindo um processo revisional do contrato. Verá que o gerente lhe dedicará atenção diferenciada. E se ainda assim o banco se recusar em atendê-lo, procure O Juizado Especial Cível da sua cidade(Antigo Pequenas Causas) e declare os fatos ao juiz(Não carece advogado). Este Tribunal saberá colocar o seu banco no devido lugar em relação ao atrito na sua relação de consumo. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  5. tiago vinicius soares pedras diz:

    Devo ao banco do brasil $45,000,00, juntei um dinheiro e fiz proposta no valor de $15,000 pra pagar a vista em uma única vez sendo que aceitaram, mas por necessidade de um ataque cardíaco do meu pai tive que dispor desse dinheiro para tratamento. Essa minha dívida ja tinha mais de 2 anos, com a renegociação não cumprida o prazo de inscrição do spc/serasa.
    Ja tentei renegociar mais o desconto agora é somente a vista sendo que ganho somente um salario mínimo agora e a época tinha desconto também parcelado mas o desconto a vista era muito melhor. Agradeço e aguardo resposta.

  6. Aline Abreu diz:

    Bom dia! Tenho uma dívida com um banco, e no primeiro mês em que vi que atrasaria, mandei um e-mail ao gerente de conta explicando que havia sofrido um acidente de carro, e que não conseguiria cobrir meus compromissos com o banco naquele mês, portanto solicitei o parcelamento de toda a dívida, e o encerramento da conta corrente. Tenho a confirmação de leitura, mas nunca recebi nenhum retorno. Tentei fazer uma ligação e fui “distratada” pelo atendente quando passei meu CPF e o mesmo me identificou como devedora. Como tenho “parentes” trabalhando na minha agência, tenho vergonha de ir pessoalmente até lá para negociar ou entregar a carta com a solicitação dos valores e proposta de parcelamento. A divida esta atrasada a três meses. De lá para cá, não acesso a conta, e não atendo as ligações, que em geral ocorrem em horário de trabalho e podem me constranger diante dos colegas. Posso entregar a carta em outra agência, alegando que trabalho em outra cidade e não tenho como ir na minha agência? Se o valor que posso pagar mensalmente não for aceito pelo banco, posso entrar na justiça para fazer o pagamento via depósitos judiciais? Posso usar o serviços de pequenas causas? Quando eu negociar a dívida, meu nome deve ser limpo de imediato? É melhor parcelar de imediato, ou juntar dinheiro e tentar negociar após um ano? Estou muito preocupada com esta situação toda, porque estou tento todos os meus cartões de créditos cancelados por conta desta restrição. Eles podem fazer alguma restrição na minha casa e carro que são financiados?
    ———————————————————————————–
    Aline,

    Você pode encaminhar a carta ao banco através do correio na modalidade “AR”. Esta prática é valida para justiça. – Não vai funcionar o envio através de outra agencia. – Você pode validar a sua vontade de pagar o que deve, denunciando a recusa de recebimento por parte do banco e este feito deve ser constituído de imediato. – Juntar dinheiro para pagar a dívida não seria viável uma vez que o inchaço abusivo e criminoso praticado pelo banco iria engolir todas as suas economias no prazo de um ano.- Fique tranquila. A inviolabilidade dos seus bens domésticos é garantida por lei e acho pouco provável o banco tentar mexer nestes. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  7. Edjane Francisca da Silva de Lima diz:

    Sou aposentada da Prefeitura Municipal do Rio. Tive anos atrás um cartão do BMG que as parcela eram consignadas. Depois a prefeitura parou com esses descontos. Agora aparece margem de 220 reais e não consigo solicitar um empréstimo porque, mesmo aparecendo essa margem de, o BMG está prendendo 170,00 dessa margem até eu quitar o valor devido. Preciso da margem para cobrir despesas médica de urgência. Como devo proceder? O BMG pode prender a minha margem? Me oriente por favor!

  8. Juciele diz:

    Oi bom dia, estou com uma conta corrente no HSBC em aberto e mudei de cidade a uns 5 meses. Mas na minha cidade não tem nenhuma agência do banco e eles me ligam quase toda hora e sempre explico que pra eu pagar os juros que estão gerando e preciso cancelar a conta mas não consigo ir na minha outra cidade por motivo de está trabalhando, o que devo fazer?
    —————————————————————————————-
    Juciele,

    Não aceite pagar apenas os juros gerado, – faça uma proposta para pagamento do valor principal devido de maneira que esteja ao seu alcance e sem o inchaço abusivo praticado pelo banco. – O faça por escrito e envie pelo Correio através de AR. – Disponibilizo aqui modelo de carta. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  9. Maria Laura Santos Arrienti diz:

    Bom dia! Em primeiro lugar gostaria de agradecer, pois há algum tempo escrevi para vocês, que me responderam prontamente, esclarecendo minha dúvida…parabéns por esse trabalho de informação e ” clareamento das atitudes” perante um momento complicado como esse. Bom, tenho débito com instituição bancária…com uma delas(Citibank) consegui fazer uma boa negociação, mas com o HSBC está bem complicado. Eu fiz uma proposta por telefone, com parcelamento, mas eles só dão um desconto melhor se for à vista, e aí eu não tenho como pagar…o atendimento deles é bem ” impaciente”, pra não dizer outra coisa…Eles têm enviado, como é de costume dessas instituições, que se eu não negociar, eles vão tomar as ” medidas cabíveis”. O que eu gostaria de saber, é que se eu não conseguir fechar uma negociação com o banco, e caso vá para uma audiência com juiz, como eu procedo nestes casos – caso eu decida não contratar um advogado. O que preciso ter em mãos em termos de documentação, como proceder para me defender perante esses “sanguessugas”. Posso solicitar as ligações gravadas, por exemplo? Quero conseguir uma negociação decente(é o que mais quero), mas dentro das minhas condições financeiras….Grata. Att. Maria Laura Santos Arrienti
    ———————————————————————————-
    Maria Laura,

    Fique tranquila! A ameaça de “medidas cabíveis” não passa de pressão psicológica de cobradores sem escrúpulos uma vez que não têm coragem de apresentar diante de um juiz uma dívida ilegal inchada abusivamente e, caso o façam seria apenas do valor devido de fato, portanto, preferem insistir na sorte cobrando um valor absurdo diretamente a você. – Insista na possibilidade de pagar apenas o que deve e dentro das suas possibilidades. Em algum momento, sem alternativas, o banco aceita. O faça por escrito. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  10. jose augusto diz:

    Bom dia. Fui executado pelo branco bradesco,tenho Micro empresa ME. Pelo que vi na lei,o meio de sobrevivencia do executado não pode ser penhorado. Eles podem penhorar as mercadorias sendo que varias pessoas dependem dessa renda? Obrigado.
    —————————————————————————————
    Jose Augusto,

    A penhora do bem de um devedor é decisão determinada somente por juiz responsável pelo processo, durante o qual foi concedido a você prazo para justificativa e amplo direito de defesa. Oficial de Justiça não penhora nada de ninguém. Verifique a possibilidade de a visita recebida tratar-se apenas de cobrador extra-judicial se passando por “oficial de justiça”, prática esta muito comum entre profissionais que exercem cobranças para bancos. Procure saber qual fórum abriga o processo, se é que existe um e apresente-se ao juiz. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  11. Jane diz:

    Fiquei afastada sem remuneração por mais de 5 anos. Gostaria de saber se, após movimentação da conta a empresa de emprestimo consignado poderá descontar os valores sem negociação, devido ao tempo?
    —————————————————————————————–
    Jane,

    O banco não pode descontar nada da conta sem sua autorização, porém, na prática costumam fazê-lo. – Carece verificar no contrato de abertura da conta se contém clausula na qual você concede esta pratica ao mesmo. Banco é capaz de tudo e, no caso de existência esta clausula seria abusiva. – Vá até sua agência e converse com o gerente. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  12. JOSY APARECIDA PRADO diz:

    Tenho uma divida rural vencida no BB desde 20/06/2016. Fiz um contrato, também rural, no Sicoob para liquidar esse débito. Entretanto, o registro do cartório demorou, a operação rural venceu e o CPF foi incluso no Serasa. Quando o registro do contrato ficou pronto, o Sicoob não teve como liberar o crédito por causa da restrição. Tentei de várias formas renegociar para limpar o nome pois minha intenção é pagar o valor integral e nunca obtenho sucesso. O BB havia me pedido uma declaração do Sicoob afirmando que o único entrave para a liberação do crédito era a restrição e outra declaração minha afirmando esse desejo que quitar o débito com o crédito liberado. Com essas declarações, o BB iria dar baixa no Serasa, assim eu poderia liberar o credito e quitar o debito. Entretanto, após uma semana, o BB disse que isso também não poderia ser feito. Não sei mais o que fazer. Quero muito pagar mas nada que proponho dá certo. Existe alguma forma de resolver isso judicialmente?
    ————————————————————————————–
    Josy,

    Improvável qualquer banco conceder um benefício havendo restrições no seu nome, – mesmo que sua intenção declarada seja a regularização destas pendências. – Nenhum banco vai ouvir problemas pessoais ou validar suas boas intenções, – é mais fácil ele lhe creditar más intenções. Não espere nada de banco, – ele não faz nada para ninguém que não seja melhor para ele. Banco somente gosta de você quando é lucrativa para ele.>> Procure negociar sua dívida em parcelas que se encaixem na sua realidade financeira, eliminando juros, multas e encargos diversos que a incharam de forma abusiva, digo, pague apenas o que deve de fato. O faça por escrito e cobre recibo do banco. Caso sinta resistência em ser atendida informe por escrito que vai levar o caso para uma revisional na justiça, – banco tem pavor da palavra “justiça”.- Três dias após a negociação seu nome deve ser retirado do Serasa e Scpc. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  13. samanta diz:

    Ola tinha uma divida com o banco bradesco ai eu paguei a divida agora estao me cobrando a manutençao da conta.. so que o valor eh abusivo demais quase 3 mil reais ,….eh mais caro que a divida. queria saber se esta certo ou tenho como recorrer?

  14. Deise diz:

    Boa tarde, tenho uma dívida no banco Santander no valor de R$ 8.000,00, estou tentando renegociar, no entanto eles alegam que não é possível, pois o valor das parcelas ultrapassam o permitido pela minha renda, eles estão cobrando 48 parcelas de R$564,00 (TOTAL: 27.072,00 ou seja quase 20 mil reais só de juros), existe algum meio o qual eu possa recorrer? Mesmo com o juros, o qual eu achei abusivo, me propus à pagar as parcelas, no entanto eles dizem que o sistema não aprova a renegociação.

  15. geralgo diz:

    bom dia !tenho divida no brasdesco de 900,00 isso em 2012 fui tentar pagar a divida segunda feira /07/2016 , quando me falaram o valor da divida quase cair no chão,estava em 14mil reias!disse que estava apenas com um mil reais ,para quitar e de fato é so o que eu tenho ,mas não aceitaram ,eles podem recusar a minha oferta. o que posso fazer !?

  16. victor mangerona diz:

    Ola pessoal. Vi vários casos de reclamações contra banco no site e se precisarem de auxilio para realizar acordos com o Banco me encontro a disposição para ajuda los, uma vez que se faz necessário analisar o contrato, taxa pactuadq(se houver) taxa media de mercado…entre outros meios para negociação. Meu e mail para contato e……………boa noite
    ————————————————————————————————————————

    >>>>>> victor a mangerona,

    Como você entra em espaço de um site pessoal para divulgar seus serviços sem autorização??…..Pilantra!!….

    Marcos Antonyo Lima
    Escravosdosbancos.com

  17. Rogério diz:

    Boa noite, tenho um contrato de desconto de títulos no banco, infelizmente a situação do mercado me obrigou a receber os pagamentos em conta corrente em outro banco e não consegui quitar esses boletos, a informação que tenho é que a relação comercial de empréstimo nessa operação é somente entre minha empresa e a instituição financeira, ela pode me negativar, isso é esperado, agora ela pode fazer algum tipo de comunicado formal diretamente ao meu cliente e informar sobre essa situação?

  18. SIMARA MARIA LOPES DE ARAÚJO diz:

    Olá Boa noite. Fiquei devendo ao cartao de credito durante dois meses a soma dos valores davam em torno de 2;200 reais e quando fui negociar disseram que o valor estava em 3.200 e que teria que pagar 10x 411,60. E durante esses dois meses de atraso eles começaram a debitar automanicamente na minha conta corrente o valor minimo da fatura sem minha autorização. E hoje estão me cobrando 1200 do valor que foi descontado em conta, e nao tinha dinheiro pra ser debitado. isso é correto???

  19. ALEX diz:

    Ola Tenho uma divida de cheque especial de 15MIl no meu CNPJ, após 6 meses de atraso o banco mandou executar no qual o oficial de justiça ja me visitou e agora estou sob pressão de aceitar a proposta do banco com um juros alto, ou a advogada do banco ja vai mandar executar nos proximos 10 dias. vejo suas postagem sugerindo não se apresse a aceitar a pressão do banco, mas confesso que uma vez que chegou o oficial de justiça, com promessa de apreensão de bens e bloqueio da conta, não tenho conhecimento para ter a segurança que posso esperar o banco aceitar minha proposta e neste tempo ser surpreendido com bens e conta bloqueada. o que me sugere? Ja fui pessoalmente no banco e com eles nada feito, nenhuma proposta que fiz foi aceita, até mesmo pagar em 15 x 1.000,00 eles não aceitaram.
    ————————————————————————————————————————
    Alex,

    Oficial de justiça não faz visitas para promessas ou ameaças. – Quando ele comparece na sua residência é para notificá-lo de decisão do juiz em processo instaurado no qual é garantido o seu direito de defesa desde o início. É comum cobradores se passarem por oficial de justiça na prática viciosa e inadmissível da tortura de pessoas devedoras em fase extrajudicial(fora da justiça) de processo de cobrança. Fique atento! – Coagir devedores é um ilícito que fere o Código de Defesa do Consumidor, portanto, passível de punição para seus executores e o credor mandante. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  20. Paulo Gonçalves diz:

    Olá tenho uma conta jurídica, porem minha empresa quebrou. como não consegui pagar os empréstimos o banco começou a descontar o valor das prestações no limite especial da conta o qual também estourou, o banco começou a triplicar os valores no limite especial. Após me ligarem inúmeras vezes me fizeram uma proposta e paguei parcelado um empréstimo e o limite especial. minha conta Zerou e ficou assim de setembro até dezembro de 2015. Porem ficou um empréstimo em aberto para negociação. Em janeiro de 2016 o banco lançou novamente o limite especial na conta novamente e começou a cobrar juros. O que posso fazer? Como a minha conta já estava zerada e mesmo com um empréstimo em aberto eu poderia fechar essa conta? Como fazer para que eles parem de cobrar esse juros? Outro detalhe nesta mesma conta tinha um consorcio de 72 prestaçoes foram pagas 23 prestaçoes= 6.429,16. Trocaram o gerente da minha conta e o atual falou que esse consorcio não existe mais. como faço para que o banco permita eu reaver esse dinheiro para abater na minha divida ou passar esse consorcio para outra pessoa. Desde já agraço as orientações

  21. Gilberto diz:

    Boa tarde! Estou com um problema no Banco Itaú, tinha um Limite de Cheque especial LIS no valor de R$ 1.990,00, acabei sendo demitido do meu trabalho, consegui pagar o juros por um tempo, e desde de Novembro de 2015, não consegui mais pagar os juros do cheque especial, o valor do meu saldo devedor atualmente em conta é de R$ R$ 4.902,77. O valor para renegociar é R$ 4.691,27, em 48 x R$ 154,07, porém, acho injusto, pois, ainda estou sem trabalho, e quem vai pagar é minha mãe, gostaria de saber se tem algum meio para mim pagar em poucas vezes, somente o valor do LIS, que era de 1.990,00 acrescido de poucos juros, entende. Desde já agradeço, por sua atenção.

  22. Sandra diz:

    Boa tarde! Parabéns por este trabalho. É muito bom saber que ainda temos pessoas que preocupam com o outro e ajuda. Fiz um financiamento do capital de giro da minha empresa no Hsbc no valor de R$50.000, e paguei 10 parcelas x 1900,00. Em outubro 2014 não consegui mais pagar nenhuma parcela, porque minha empresa passou por grandes dificuldades como até hoje. Me fizeram proposta do restante de 30.000 para resgatar o restante, mas mesmo assim não tive condições. Então executaram minha dívida. E hoje eles rastrearam se eu tinha bens e não encontraram, então o processo foi suspenso por busca frustrada de bens para penhora. A pergunta é o seguinte, um amigo ficou de me emprestar uns 20.000,00 pra negociar com o banco e para que ele retire da justiça, gostaria de saber os procedimentos certos para fazer isto, e preciso saber se tenho chances do banco negociar comigo e eliminar esta dívida. Obrigada

  23. Ronilson Pereira diz:

    Tenho uma dívida com o banco de 9,500 reais, é a gerência está me ligando dizendo q tem uma ótima proposta, q a dívida vira pra 3,500 a vista para quitar, é varias parcelas com juros. Estou desempregado desde 18/12/2015 e não estou em condições p pagar. Ela me disse q vai pra juizado, e q ficaria muito mais complicado de resolver, sinceramente não sei oq fazer mais

  24. Jose Benedito diz:

    Bom dia! Tenho tres inclusões de FIDC NPL I, dos anos de 2012 e 2013. Não sei de onde, quais os valores e ainda colocaram meu nome no SERASA, penso eu que os bancos santander e cef venderam as minhas dividas. Como proceder ??? Podem fazer isso ???? oque preciso para tirar meu nome do SERASA. Obrigado.

  25. Cassiano diz:

    Bom dia! Dr Marcos. Agradeço sua atenção e retorno. Aos demais gostaria de compartilhar uma situação o qual tive junto a Instituição do Bradesco, onde havia uma divida de cheque especial, onde por diversas vezes ja havia solicitado negociações, porém o banco como sempre se mostrava inflexível nos valores, terminando a negociação com valores absurdos praticamente impagáveis, desta forma como já instruído pelo Dr. foi enviado por mim uma carta formal via AR ao banco, e além desta medida também foi formalizado uma reclamação junto ao Banco Central https://www3.bcb.gov.br/rdr/inicio.do?method=entrada&natureza=1&tipo=1&assunto=Atendimento%20%96%20Reclama%E7%E3o, alegando que o banco, agencia e o gerente, se negava em negociar divida, e estava utilizando de argumentos que feriam o meu direito como consumidor, apos essa reclamação foi registrada também na ouvidoria do site do Bradesco a mesma reclamação, e da mesma forma no PROCON, em 48hrs a agencia entrou em contato comigo, onde a divida foi negociada exatamente no valor contrato (liquido), sem nenhuma adesão de juros. O mais importante e frisar e evidenciar em suas reclamação junto ao Banco Central e a ouvidoria da Instituição, todas as tentativas de negociação, a pessoa responsável pelo atendimento e demais informações que acharem pertinente. Nesta ocasião sofri por parte do banco e de empresa de assessoria jurídica varias ameaças, porém procurei saber do meus direitos e mesmo enviando o meu nome para empresa de proteção de credito, só realizei a negociação quando realmente se mostrou favorável para mim. Emfim, gostaria de compartilhar, com vocês a experiencia que foi bem sucedida comigo. Abç.

  26. Cassiano diz:

    Boa tarde! Gostaria de tirar a seguinte duvida, se tenho uma divida, no caso de cheque especial, onde neste contrato o banco não determina nenhum bem como garantia, no caso de inadimplência ou o não pagamento definitivo, mesmo apos tentativas formalizadas de negociação, o banco pode mover ação para penhoras de algum bem, como carro, casa e etc.
    ————————————————————————————————————————
    Cassiano,

    O banco geralmente ignora todo e qualquer tipo de negociação, principalmente àqueles apresentados apenas via telefone ou de forma verbal, que não lhes concedam vantagens absurdas unilaterais, – costumeiramente ele assim o faz para vencer os clientes pelo cansaço, exceto a iniciativa do cliente consumidor no sentido de pagar de imediato e sem contestação o valor devido por ele calculado e apresentado. – Dividas oriundas de cheque especial somente resultam na abertura de processo de penhora de bens por parte dos bancos quando se trata de valor muito alto, tendo maior incidência para os casos de conta pessoa jurídica. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  27. Patricia diz:

    Boa tarde! Tenho uma dívida de empréstimo e cheque especial no Banco do Brasil. A dívida está com uma empresa terceirizada e como tenho 2 parcelas em atraso a mesma entrou em contato informando que vai entrar com uma ação e tomar os bens. Isso é possível? Estou tentando uma renegociação com a própria empresa terceirizada mas sem sucesso, estão informando que tenho que procurar minha agência e o Banco por sua vez, informa que tenho que procurar a empresa terceirizada. Uma confusão. Poderia me esclarecer melhor?

  28. Leo diz:

    Os bancos deste pais nos devem $ 100 trilhões!!!!

  29. Fernanda Machado diz:

    Bom dia Dr!!! Preciso da sua ajuda urgente!!!! Tenho uma conta jurídica no banco Itau, na qual acabei entrando no cheque especial e não consigo cobrir. Fui ao banco para fazer uma negociação, mas o valor é absurdo. Em 3 meses o valor foi de 10000 para 18000 ou posso parcelar em 48×1300 onde a dívida chegaria a mais de 50.000. Não aceitei, porém não sei o que fazer pois como se trata de cheque especial o valor sobe a cada minuto. O que devo fazer??? Será que posso fazer uma proposta para quitação?? Obrigada!!!
    ————————————————————————————————————————
    Fernanda,

    Você fez bem não aceitando esta proposta absurda e vergonhosa apresentada pelo banco. Este banco é Ladrão!…Sua dívida em três meses não pode passar de R$ 10.900,00. Faça sua proposta por escrito e cobre recibo do banco para pagar 48 parcelas de R$300,00. Guarde sua via, pois, a recusa por parte do banco pode ser usada contra este nos tribunais, pois, banco somente é bom quando sentado no banco dos réus. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  30. ivandro diz:

    Boa noite, Tenho um emprestimo consignado feito a uns tres anos, no valor de 25.000,00, feito em 48x de 1026,00 com debito em conta, depois de pagar catorze parcelas fui demitido, foi feito desconto na recisão de 30% para abater o saldo da divida. Fiquei 7 meses desempregado, não conseguindo pagar as parcelas restantes, tentei negociar com o gerente do banco, mas ele não aceitou o valor que eu poderia pagar, pois disse que era muito pouco. Consegui emprego, mas com salário muito inferior ao que tinha na época que fiz o emprestimo. Agora voltei a empresa que trabalhava na epoca do emprestimo, mas meu salario continua muito abaixo do que recebia antes. Agora o banco está me ligando cobrando a divida, mas não tenho condições de pagar o valor que estão pedindo. Como fazer? Não tenho bens para vender.
    ——————————————————————————————————————–
    Ivandro,

    Você carece fazer sua proposta por escrito e cobrar recibo do gerente. Verbalmente e via telefone nenhum banco vai levar a sério os seus interesses. “- Mencione que:-…..”Se o banco não aceitar receber dentro das suas possibilidades não receberá nunca”, pois, quem paga é quem deve saber o quanto pode pagar e não o gerente que vai receber. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  31. Natália Lima diz:

    Boa Noite, Peço que me ajude pois estou desesperada……………..Tenho uma empresa de transporte e trabalhamos em família, já estamos no mercado a uns 15 anos, antes era meu Pai quem trabalhava sozinho, ai crescemos e Viemos trabalhar com ele, na regiao em que moramos o minério domina o que fortalecia o Transporte de pessoas (trabalhadores) com a crise tudo diminuiu e muito, fizemos diversos investimentos para compra de ônibus e hoje estão a metade sem serviço e os que estão trabalhando estão com o valor muito reduzido e muito atrasos nos pagamentos. Sempre cumprimos com nossos compromissos em dia más com essa situação não estamos conseguindo pagar as contas em dia, o Valor que estamos faturando é praticamente para pagar òleo Diesel (Que está carissimo) e Funcionários. Contei essa parte da minha historia para que vc possa me ajudar pois conforme descrito hoje estamos enfrentando muitos problemas financeiros. Vamos lá: Tenho dois emprestimos no Banco Santander um como Pessoa Fisica e Jurídica o emprestimo da fisica é mais ou menos 110.000,00 a dívida hoje que eu já renegociei 2 vezes, a primeira vez paguei 7 parcelas no valor de 5800,00 de 24 parcelas ai tive que renegociar onde me fizeram renegociar por 48 parcelas de 4800,00 paguei 9 e novamente não consegui pagar o gerente me ligou e ofereceu fazer uma nova renegociação de 24 parcelas no valor de 6500,00 paguei 2 e já não consigo pagar mais pois o faturamento só esta caindo, o outro emprestimo é na conta pessoa jurídica no mesmo banco onde me fizeram um emprestimo para quitar minhas outras dividas com o banco de 36 parcelas 13800,00 paguei umas 15 parcelas e estava como uma em atraso me ligaram oferencendo um acordo para pagar 48 parcelas de 7700,00 já paguei umas 5 parcelas desse acordo e não estou conseguindo pagar, peço que me ajude pois preciso organizar a vida financeira da empresa quero pagar o que devo más estou sendo escrava de banco com cobranças abusivas de juros pois nesses emprestimos eu já paguei quase o valor do emprestimo más com essas negociações tudo que eu paguei ficou só em juros. Por favor me ajude, moro no interior e o advogado que procurei fala que eu não devo entrar na justiça porque o Banco pode tomar algum bem que esteja em meu nome ou da empresa imóvel, ônibus ETC. Eu quero pagar o que devo más sem esses juros que estão me matando e de uma forma que consigo não do jeito que eles nos oferece pois com essa situação de qualquer forma eu não irei conseguir continuar pagando devido a situação em que no encontramos. ESPERO QUE ME AJUDE POIS ESTOU DESESPERADA TENHO 3 FILHOS PEQUENOS UMA BEBE QUE PRECISAM DE MIM E COM ISSO TUDO O QUE ESTA ACONTECENDO ESTOU FICANDO DOENTE NÃO CONSIGO DURMIR MINHA CABEÇA DOI O TEMPO TODO NÃO CONSIGO VIVER AS VEZES EU FALO QUE SE NÃO TIVESSEMOS ASSUMIDO TANTO COMPROMISSO IRIA DESISTIR MÁS NÃO TENHO COMO NEM VOLTAR ATRÁS POIS PRECISO CONTINUAR COM A EMPRESA FUNCIONANDO PORQUE SE NÃO IREMOS PERDER ATÉ O ÚNICO IMÓVEL QUE TEMOS.
    ———————————————————————————————————————
    Natália,

    O seu gerente já conhece o seu perfil de cliente e está se aproveitando da sua falta de contestação para levar vantagens nestas negociações unilaterais impondo abusos que certamente levarão você e sua empresa à desgraça financeira, – em outras palavras você está comendo na mão dele, está dançando a música que ele toca e, se me permite eu digo: – “Ele está fazendo você de idiota”. https://www.escravosdosbancos.com.br/2009/03/bancos-imaginam-que-o-consumidor-e-idiota/ ->> Você está aceitando e confessando consecutivamente dívidas sobre dívidas absurdamente inchadas que o banco cria em benefício próprio. Esta passividade aumenta sua vulnerabilidade de cliente consumidora e fica muito fácil para este gerente sem escrúpulos engordar o cofre do banco. >>> Nunca aceita de primeira uma proposta oferecida pelo banco, pois, certamente esta estará sempre acrescida de juros abusivos sobre juros, multas, encargos e outros inchaços diversos criados de forma perversa pelo banco. Solicite a eliminação de todos estes abusos e manifeste o interesse em pagar, porém, apenas o que deve de fato e com acréscimos legais e dentro dos parâmetros morais apresentando uma contraproposta que se encaixe na sua realidade financeira atual e ainda, acrescente no texto que: – > No caso de negativa por parte do banco irá levar o caso para a apreciação da justiça, uma vez que este não propicia uma solução factível na questão que compromete desastrosamente a sua vida e empresa, pois, conforme profissionais de Direito do Consumidor consultados fica claro a postura abusiva imposta pelo banco. – O faça tudo por escrito e cobre recibo do gerente. Lembre-se na relação de consumo com o banco quem manda e dá a palavra final é você e nunca o banco e, se não estiver bom para você o negócio nunca deve ser levado a diante. O banco somente pensa nele e o gerente é amigo da onça e não seu. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  32. Marcelo diz:

    Tenho dívidas com Bradesco dois empréstimos um 6000 q já foi parcelado em 18 parcelas de 670 q já paguei 10 outro de 13500 que foi parcelado em 6 vezes de 3000 q já paguei 4 mas com isso tenho divida do chegue especial q estáva usando hoje está dívida chegá em 18000 mil pois foi comprado juros virou uma bola de neve fui na agência pra renegocia eles disseram pra juntá todas as dívidas q ficaria no valor de 23000 mil e parcela c juors de 2% ao. Mês mais aí a dívida ficariam maior o q devo fazer pra resolver esta situação
    ———————————————————————————————————————
    Marcelo,

    Você deve negociar com o banco e fazer sua proposta para o pagamento da dívida unificada, pois, de outra forma o banco não aceitará e, o juro de 2% ao mês cobrado está dentro da média moral. – > Você precisa abdicar da conduta da aquisição de empréstimos consecutivos em série e moldar o seu consumo à sua realidade financeira salarial, pois, se assim continuar entrará em desgraça financeira e nenhum banco vai ter pena de você já que este seria o perfil preferido pelos mesmos para sugar seus clientes até o bagaço. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  33. Alex diz:

    Eu estou devendo ao Bradesco fiz um empréstimo 4.000.00 pra pagar em três anos. Paguei umas 6 parcelas e fiquei desempregado com 11 meses depois, eu fui pra fazer um acordo pra volta a pagar a dívida estava em 14.000.00. Que taxa de juros é essa?
    ————————————————————————————————————————-
    Alex,

    Você está sendo vitimado por um abuso extremo, porém, clássico por parte dos bancos. Uma agressão às letras da equidade lógica, no entanto, somente o banco poderá apresentar um raio x do ilícito por ele praticado e você poderá solicitar ao mesmo através da Evolução da Composição da sua dívida. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  34. Rose diz:

    Obrigada pelos esclarecimentos Marcos, já faz dois anos que comprei o carro. Então decidi vende-lo, pq melhor ter o que comer do que andar as vezes de carro e poder dormir um pouco nais tranquila. O ruim de vender o carro é que nao tenho como me locomover sem esse transporte. Tantas duvidas, sem contar que se o banco impor juros nem vendendo carro resolve. Estou totalmente falida triste desesperada!

  35. Rose diz:

    Ola preciso urgente de ajuda. Tenho conta banco brasil onde recebia meu beneficio inss; fiz emprestimos beneficio pra desconto folha paguei varias parcelas, mais usando todo limite, ate antecipacao de decimo, fiz alguns pelo eletronico e outros assinei contrato na agencia, tambem cartao de credito em atraso. Todos banco brasil. O que fiz, fui em outro banco e passei benefício tirando do banco do brasil. Assim nao haveria mais os debitos dos empréstimos, me tornei uma devedora. Pergunta: Quais os procedimentos que o banco vai adotar? Tenho um carro meu nome que comprei com isenção de impostos pq sou deficiênte fisica, posso passar nome do meu filho? A solicitação de penhora de bens pode ser feita ja na inicial do processo evitando que eu venda o carro? Por favor me de resposta, nao consigo dormir, comer, ja sou doente e agora to pior so pensando nisso, quero so ums meses pra reorganizar as contas e poder pagar essa divida. obrigada desde ja.
    ———————————————————————————————————————–
    Rose,

    Você deve procurar o banco e comunicar por escrito a sua intenção de pagar o que deve quando com possibilidades e/ou, até já começar uma negociação. Se virar as costas será onerada de forma absurda. Quanto ao automóvel que adquiriu com benefícios especiais acredito que não poderá transferir para ninguém, nem mesmo filho. Verifique a legislação. Um processo de penhora demanda demora e você terá a oportunidade de ser ouvida, – exceto no caso de não ser encontrada. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  36. Francisco Samuel diz:

    Dr. Marcos Antonyo, boa noite! Estou com débito na caixa econômica referente ao cheque especial, ainda no dia 02.05.2016, o meu débito era de mais ou menos R$ 970,00, hoje ao verificar minha conta, o débito já é de R$ 1.071,00 devedor. Vale ressaltar, que tenho ido quase todos os dias ao banco para fazer negociação, mas segundo os atendentes, não há como negociar essa dívida, tenho que fazer o pagamento total. Infelizmente nesse momento, por diversos motivos não tenho como quitá-la de uma única vez, mas quero pagar parcelado, porém o banco não quer fazer a negociação, estou indo ao banco desde o mês de abril, mas nenhuma reposta positiva. O que você me indica fazer nessa situação? Aguardo ansioso sua orientação Francisco
    —————————————————————————————————————————
    Francisco,

    Banco não é bobo e a sua ambição não tem limites no que se refere esfolar vivos e sugar até o bagaço os seus clientes. Ele age de má fé quando se nega em atender seu pedido de negociação de uma dívida por direito. Esta prática no meu entender é crime, pois, ele conduz você, parte mais fraca da relação de consumo, a uma desgraça financeira em benefício próprio e, por si só, este vício é condenável por todos os ângulos de análises. – >> Você deve oficializar ao banco uma proposta para pagamento dentro das suas possibilidades, o faça por escrito e cobre recibo. Guarde a via deste documento, pois, a partir da sua data o banco ficará impossibilitado de responsabilizá-lo pelo inchaço da dívida imposto de forma unilateral por parte do mesmo. – Este documento será a prova cabal de que o banco se negou em atender, quando solicitado, a sua vontade de pagamento da dívida com o intuito de onerá-la de maneira a satisfazer a sua ganancia sem fim e abusiva. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  37. meiri diz:

    Obrigada pela atenção e agradeço sobre a orientação. Mais uma dúvida, se mesmo eu enviando a carta e houver o desconto como devo proceder?
    ———————————————————————————————————————-
    Meiri,

    Guarde os relativos que comprovam o envio e, no caso de descumprimento por parte do banco procure o Juizado Especial Cível da sua cidade e denuncie o ilícito. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  38. meiri diz:

    Olá Dr Marcos estou com uma dívida no Banco de 6.600 de cheque especial e empréstimos pessoais que devem estar no total de 20.000 (que estão todos em dia). Porém devido a dificuldades financeiras provavelmente não conseguirei pagar. Fui ao banco para pedir a portabilidade do meu salario para outro banco que tenho conta pois estou com receio do meu pagamento entrar e o banco ficar com tudo, porém a gerente disse que eles não fazem a portabilidade pois estou em dívida com o banco. Como ela não fez a portabilidade através do interne backing consegui desvincular minha conta salario da conta corrente. Minha dúvida é a seguinte o banco pode descontar 30 por cento do meu pagamento para quitar as dívidas mesmo sendo conta salario? Li no contrato da conta corrente uma cláusula que fala que podem descontar da conta corrente e/ ou conta salario, mas eu posso mandar uma carta para o banco com aviso de recebimento falando que não autorizo desconto e minha conta salario? Vou conseguir refinanciar daqui a uns três meses um consignado para pagar essa dívida por isso não vou negociar agora com o banco porque sei que os juros serão maiores. Preciso de uma orientação. Desde já agradeço!
    ———————————————————————————————————————
    Meiri,

    O banco “não” pode descontar R$ 0,01(um décimo de centavo) de qualquer tipo de conta sem a sua prévia autorização por escrito. > Ele coloca no contrato de adesão assinado no ato da abertura da conta, uma cláusula que você autoriza esta ação, porém, esta prática é abusiva e no meu entender criminosa. – É claro que no momento de assinar o contrato nenhum consumidor conseguiria eliminar esta cláusula, pois, o banco não concede este direito. – Ou aceita ou perde o benefício desejado, portanto, para anulá-la, recomendo o que seria um direito, de fato, do consumidor correntista:-> Enviar uma carta ao banco não autorizando qualquer tipo de desconto na sua conta sem a prévia e por escrito autorização. Esta carta deve ser feita em duas vias para cobrar recibo do banco e, é válido o envio através de “AR” como sugerido. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  39. André Crespo diz:

    Muito Obrigado por esclarecer Doutor. O senhor tem feito um trabalho social muito belo. Att. André Crespo

  40. André Crespo diz:

    Dr. Marcos, Só mais uma questão. Quando contratamos o empréstimo consignado junto com o seguro que o banco oferece. Eles falam que se viermos a “faltar” o seguro cobre todo o empréstimo. A pergunta é: Esse “FALTAR” que eles falam é somente em caso de morte? ou também em caso de diminuição do salário ou ate mesmo a perca do emprego? Grato desde já. Estou lendo cada Comentário e aprendendo muito com suas orientações. Um Grande Abraço.
    ————————————————————————————————————————–
    André,

    Fica difícil para você exigir que o banco desconte apenas o equivalente a 30% do seu salário, uma vez que se trata de vários contratos já assinados e o banco vai alegar que você também seria responsável por este controle. – Para isso teria que entrar com ação revisional destes e seria bem cansativo. A sugestão mais viável seria tentar negociar com o banco, adequando os valores a pagar à sua atual realidade financeira dilatando na quantidade de parcelas. É válido seguir a sugestão da gerente no que se refere a devolução do valor debitado na conta. Quanto a cláusula contratual que menciona “se vier a faltar”, acredito que seja no caso de morte do devedor, não incluindo diminuição de salário ou desemprego, porém, vale a pena questionar no próprio banco sobre esta interpretação.

    Grato por contribuir com a minha petição de interesse social: >> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Boa sorte. Abraço.

    Marcos Antonyo Lima

  41. André Crespo diz:

    Olá Dr. Marcos, Amigo preciso de sua orientação rápida, Adquiri alguns CDC’s no Banco do Brasil que a soma de todas as parcelas são mais que 50% da minha renda, mas ate ai, eu conseguia pagar normalmente, o problema é que esse mês aconteceu um corte no meu salário de mais de 70%. E não tenho mais como pagar as parcelas dos empréstimos ao banco. Esses empréstimos são descontados direto da minha conta corrente, esse foi o único mês que não consegui honrar meus compromissos, no final do mês 05/2016 meu salario normaliza e volto a pagar os empréstimos, porem agora eles vão cobrar o mês passado e o mês corrente, sugando assim todo o meu salário. A PERGUNTA É: Tem como, eu exigir ao banco descontar somente 30% do meu salario para pagamento da soma dos empréstimos? Não me deixando assim sem renda familiar? Fui ao banco hoje e a gerente me informou que tenho que fazer uma carta, explicando os motivos e que eles restituiriam 70% do meu salário. Ex: Se vou receber R$ 2.000,00 e se eles descontarem tudo, com essa carta eles vão me devolver R$ 1.400,00 (70%) Isso procede? Será que posso fazer isso ser tornar mensal? De todo o meu salário eles só podem descontar 30%???? Em outras palavras. Recebo: R$1.945,00 (Bruto, sou instrutor horista, isso varia para menos dependendo se o mês tiver muito feriado) O BB desconta de empréstimo: R$ 1.118,00 todos os meses (somando os 4 CDC’s que fiz.) Gostaria de saber se a Lei me ampara se eu solicitar ao banco descontar somente 30% do que recebo naquele mês. Muito Obrigado. Obs: Ja assinei a Petição

  42. Mirele diz:

    Bom dia, no ano de 2015 precisei e peguei meu limite de 200 na conta corrente universitária. Bom meu pai parou de trabalhar e ficou lá sem pagar ums 4 meses acredito. Em setembro comecei a trabalhar e comecei a pagar. Paguei 0s duzentos q devia. No outro dia ja tava devendo nais cem depiis era duzentos e todo mês até março de 2016 eu venho pagando 200, 300 e no outro dia ja ta devendo de novo. Nisso já vai 1500 ou mais pagando. O que faço??
    ——————————————————————————————————————
    Mirele,

    Compareça na sua agência e solicite uma explicação do gerente da sua conta. Caso não receba esclarecimentos convincentes solicite-os do gerente geral e, – se este também não convencê-la, comunique ao mesmo que vai levar o caso para a apreciação da justiça através do “Juizado Especial Cível” da sua cidade. Não carece advogado e você será atendida individualmente. – Este banco está roubando você e isso é inadmissível. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  43. talita diz:

    Fui mandada embora do serviço, e acabei não conseguindo pagar o boleto do meu cartão. Ao todo a dívida era de 400 reais, e isso foi em Dezembro do ano passado. E hj eles me mandaram uma carta dizendo que meu débito esta no valor de 12 mil. Queria saber se eu posso quitar a dívida no valor de 958 referente ao boleto do mês de fevereiro que eles me mandaram? Assim consigo o dinheiro emprestado e quito a dívida. Pq 12 mil não tenho e nunca terei condições de pagar isso ou mais.
    ——————————————————————————————————————–
    Talita,

    Ainda bem que você não tem este dinheiro, pois, não seria justo que pagasse. Trata-se de uma cobrança abusiva e irreal. Até os 958 reais constantes da fatura já seria um absurdo pagar. Oficialize uma proposta por escrito, sugerindo pagar apenas o que deve de fato e dentro das suas possibilidades, com a eliminação do inchaço abusivo do valor devido. Jamais aceite pagar 12 mil reais, – seria o mesmo que concordar com um roubo praticado contra si própria…É mais um descaso absurdo inadmissível!…Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  44. marcio fernandes diz:

    ola, tenho uma divida de cartão do magazine luiza, bandeira master card itau card, que já esta no valor de 3000 reais, estava pagando parcelado porem o acordo foi cancelado por atraso e gostaria de pagar a vista, porém pra mim pagar avista eles disseram que teria que pagar 2,700, mas desse jeito pra mim não dá, como faço pra mim pagar o valor justo e não este valor abusivo. preciso de ajuda

  45. Antonio Helio Batista Dos Santos diz:

    Estava inadinplenti mais fis um acordo com o bb tenho co migo 30 folhas de cheues posso usalas predatadas normalmente

  46. Otto diz:

    Boa tarde! Em 2015 fiquei desempregado e acabei entrando em cheque especial e não pagando cartão de crédito, tudo isso no Santander. A dívida acumulou e meu nome foi para o Serasa com valor aproximado em R$ 6.700,00. Ainda estou desempregado mas consigo meu sustento através de serviços de consultoria e trabalhos freelancer. Hoje recebi uma ligação afirmando que minha dívida está próxima dos R$ 12.000,00. Não tenho condições de arcar com um parcelamento da dívida e tenho conseguido guardar muito pouco, cerca de R$1.000,00 na minha conta PJ no BB, devido a variação de serviços a cada mês. O que devo fazer para regularizar minha situação e o que pode acontecer com essa dívida se eu continuar sem poder pagar? Obrigado.
    ———————————————————————————————————————-
    Otto,

    Você pode oficializar uma proposta por escrito, pagando como parcela estes mil reais que guarda no mês. Solicite o descarte do inchaço abusivo do valor devido e regularize sua situação. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  47. Eber diz:

    Boa tarde Dr. Em 2009 deixei de pagar um projer urbano com fundo de aval no banco bb, no valor de R& 3.369,68 em 05/2009. Procurei agência para pagar em 03/2016, A dívida foi para R$ 9.146,57..E me disseram que não tem parcelamento ou desconto para o mesmo. Gostaria de um auxílio para regularizar minha situação, E saber se o banco está correto nessa decisão?
    ———————————————————————————————————————-
    Eber,

    É difícil banco ser correto em alguma postura frente ao consumidor. Está claro que o valor foi inchado de forma abusiva e, além de caber eliminação dos acréscimos nele inclusos, você detém do direito de pagar da melhor forma que se encaixe no seu orçamento financeiro. Basta fazer a solicitação por escrito e cobrar recibo do banco, pois, no caso de negativa por parte deste, a existência do documento o isentará de futuros abusos e responsabilidades. Boa sorte.

    Assine a Petição:>> https://secure.avaaz.org/po/petition/Senhor_Presidente_da_Camara_dos_Deputados_Congresso_Nacional_Brasileiro_Proclamar_urgentemente_uma_reforma_no_Sistema_Fi/share/?new

    Marcos Antonyo Lima

  48. veronica diz:

    boa noite, contrai dividas com cartao de crédito ja renegociei duas vezes tenho tenho emprestimo consignado também que vem desscontado em folha de pagamento. No fim do ano procurei o gerente tentei abater o valor da divida com o valor de ferias e de 13° salario, e pedi uma dimuição no valor com menos juros mas o banco itau se recusou. Como o debito e feito direto em minha conta não consigo pagar e eles sempre estão deixando minha conta corrente negativa e quando cai o salario acaba caindo juros e parcelas em atraso. Anteriormente ja tentei cancelar o contrato, mas eles nunca cancelam. Disse que iria primeiro pagar o consignado e assim que terminasse pagaria a outra divida uma coisa de cada vez. Mas o banco so aceita renegociar isso acarrenta mais e mais juros e nunca consigo pagar. Por favor pode me orientar? Abs. Verônica

  49. Fernando diz:

    Fiz um cdc no banco do brasil, pago parcelas de 577 por mês. O que dá um total de R$ 6924,00 por ano. Mas vou terminar de paga-lo apenas em Dezembro de 2022, dando um total de R$ 48.468,00. O total que peguei foi de R$ 13.000,00. O cálculo do banco está correto? Terei que pagar tudo isso mesmo de forma legal?

  50. michelle diz:

    Como consigo falar com o Dr?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *