Meta a boca no trombone!

Grite, denuncie!

Espaço reservado para você consumidor bancário, registrar sua indignação, fazer seu desabafo, sua denúncia dos abusos sofridos nas filas dos bancos, nas portas giratórias, enfim, nas agências bancárias pelo Brasil a fora, onde você é tratado apenas como um número a mais, digo, a menos e ainda – é sugado até o bagaço.

Conte sua história, faça valer sua cidadania!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

55 respostas para Meta a boca no trombone!

  1. FERNANDA SILVA diz:

    FUI CORRENTISTA POR MUITO TEMPO DE UM BANCO CONHECIDO, PORÉM FIQUEI COM UMA DIVIDA DEPOIS DE TANTAS TENTATIVAS CONSEGUIR NEGOCIAR ESTOU PAGANDO A NEGOCIAÇÃO EM DIA. PORÉM ESTE MÊS NÃO RECEBI O BOLETO PELO CORREIO. ENTÃO LIGUEI NO BANCO SOLICITANDO QUE ELES ME ENVIEM POR E-MAIL, ANTES DA DATA DE VENCIMENTO PARA QUE EU POSSA EFETUAR O PAGAMENTO. FIQUEI 4 HORAS TENTANDO UM BOLETO E NÃO CONSEGUI. PELA ULTIMA ATENDENTE FUI INFORMADA QUE ELES ENVIARAM MEU CONTRATO PARA UM INSTITUIÇÃO DE CRÉDITOS ENTÃO LIGUEI NESTA TAL INSTITUIÇÃO PARA SOLICITAR O BOLETO JÁ FIZ VÁRIAS VEZES A SOLICITAÇÃO FAZ 3 DIAS QUE ESTOU TENTANDO E ATÉ AGORA ELES NÃO ME ENVIARAM O BOLETO QUE POR SINAL AGORA JÁ ESTÁ COM 03 DIAS DE ATRASO.

  2. luciana diz:

    Venho informar, que devo em alguns bancos arrumei um emprego e me mandaram abrir uma conta salário em um banco de símbolo vermelho aquele dos universitários sabe: então chegando lá uma senhora de nome Monica me disse que não poderia abrir a minha conta por conta do debito me mandou procurar minha agência, chegando na minha agência me disseram que eles só poderiam abrir a conta se eu fizesse um acordo dos meus débitos se não o banco comeria todo o meu salario, tudo isso para me pressionar então como eu já havia me informado sobre os meus direitos disse a eles que não iria fazer acordo pois eles eram obrigados a abrir a conta mesmo estando com restrição e devendo a eles, eles continuaram colocando pressão sobre mim mas não dei ouvidos disse a eles então tá pode abrir a conta não tem problema se vcs vão comer todo o meu salario depois eu resolvo isso mesmo assim eles continuaram a insistir em não abrir até que disse para a chefe responsável o seguinte: se vcs não abrir a conta salario e eu perder o emprego eu vou fazer uma reclamação junto ao Banco Central na hora ela mandou o atendente abrir a conta e eu ainda mandei fazer a portabilidade para minha conta que é em outro banco aquele do símbolo azul. Pronto resolvido abri a conta salário sem ter que fazer acordo nenhum e eles ainda vão transferir para minha conta que utilizo hoje em outro banco. Fica registrado todo mundo pode abrir conta salário mesmo vc devendo na sua agência sem precisar fazer acordo é só ser firme com eles e disser que vai denunciar ao BANCO CENTRAL e eles não podem descontar nenhum centavo kkkkk

  3. Markos Antonyo diz:

    Prezada Magda,

    Publique novamente sua mensagem, porém, apenas uma vez. – Sugiro não colar mensagens idênticas em duplicata para postar, pois, no momento da edição o programa de montagem classifica como “spam” e as elimina.

    Marcos Antonyo Lima

  4. Cid Rossi diz:

    Magda, presta bem atenção no que eu vou te expor, não sou advogado, porém saiba que se vc tem apenas 1 imóvel no seu nome ninguém nesse mundo pode tirar ele de vc, SOMENTE se vc deu ele em garantia de algum empréstimo ou foi fiadora. Se vc tem 2 ou mais imóveis, transfira os mesmos antes que o Banco entre com ação na justiça, passe para algum parente, não de primeiro grau, pai, mãe, filho.

    Tudo isso se a sua “conta” em aberto for jurídica pq se for no seu nome físico, não vai dar em absolutamente nada, se vc não pagar eles ficam te mandando citação EXTRA JUDICIAL que simplesmente não valem nada, NUNCA ASSINE NADA.

    Caso for de fato parar na justiça vc vai se espantar com o valor “da causa” esse R$ 63 mil devem virar uns R$ 550 mil porém não se assuste, NUNCA assine nada.

    Nesse site http://esaj.tj.sp.gov.br/cpo/pg/open.do vc acompanha qualquer processo que der entrada contra vc, basta entrar usar a opção DOCUMENTO DA PARTE com seus CPF por exemplo que o site dá todos os processos em andamento, assim vc se preveni se é que vcx me entende.

    Não perca sua saúde, sua vida por conta disso, os números de inadimplentes no Brasil hj são astronómicos, hj não existe que não deve, não tenha vergonha disso NUNCA

    Tudo isso acima se vc não pagar a dívida, mais se Deus quiser vc terá uma sorte imensa e pagará ela. sds. cid

  5. Ariana diz:

    Meu muito obrigado e parabens ao Dr Marcos pela valiosa iniciativa em mostrar os caminhos para a solucao de nossos problemas com esses bancos mercenarios que tanto nos tiram o sono. Deus lhe abencoe!!

  6. gicelia maria rodrigues diz:

    BOM DIA. EU TRABALHO NO HOSPITAL GERAL DE TAIPAS.TENHO 4 EMPRÉSTIMOS NO BANCO DO BRASIL DE PIRITUBA.HÁ 1 ANO E POUCO O GERALDO GOVERNADOR ANDOU RETIRANDO A INSALUBRIDADE MÁXIMA DE ALGUNS FUNCIONÁRIOS E DE OUTROS NÃO. O MEU FOI RETIRADO E O QUE GANHO SÓ DA PARA PAGAR O BANCO.NÃO ESTOU DEVENDO NADA PARA ELES ´SÓ QUE NÃO PEGO NEM UM CENTAVO.TENTEI ACORDO EM PIRITUBA ELES ME NEGARAM.AÍ ENTREI EM CONTATO COM A OUVIDORIA E ELES TAMBÉM NEGARAM.TENHO 61 ANOS SOU CARDIOPATA. ESTOU SENDO SUSTENTADA POR AMIGOS. ISTO É JUSTO. POR FAVOR O QUE DEVO FAZER.OBRIGADO..

  7. CID CLARO diz:

    Não fique devendo para o Banco Itaú, eles tem uma empresa contratada de cobrança que entra na justiça com PENHORA FIDUCIÁRIA DE QUALQUER COISA QUE VC TENHA EM SEU NOME – inclusive imóveis ainda financiados. Minha dívida com eles não é referente a casa, sim de cheque especial, um valor de R$ 130 mil em 14 meses “virou” R$ 670 mil e eles bloquearam a matricula do imóvel financiado sem ter uma única prestação atrasada, ENTÃO CORRA DO BANCO ITAÚ, eles querem fud………. com a vida das pessoas.

    PS.: essa dívida de R$ 130 mil, originalmente era de R$ 70 mil e hoje R$ 670 mil

  8. Cristiane diz:

    Boa Tarde eu gostaria de saber como posso proceder referente a humilhação sofrina em uma agência do banco do brasil? Tentou fazer um Boletim de ocorrência, porém me orientaram a entrar como uma ação civil, isso realmente procede?

    Eu nunca me senti tão humilhada como ontem na agência do bb 7036-00 Cidade Dutra, ao tentar entrar no banco fui barrada pelo menos 3 vezes por causa de um cinto, tive de mostra a segurança que não estava com nada mais. Depois de ver que era um cinto ela falou que não podia mandar que eu retirasse o cinto, porém se eu quisesse entrar na agência teria de retira-lo. Depois de minutos ela falou que iria chamar o gerente para conversar, eu respondi que aguardaria e fiquei esperando por mais de 40 minutos na porta com vários clientes olhando, após um funcionário do bb passar pelo menos 3 vezes por mim e fingir que não me via perguntei se não seria atendida então ela disse que ele era um dos gerentes, ao perguntar a ele se era possível minha entrada na agencia ele entrou e começou a conversar com um segurança e gesticular olhando para mim por causa do cinto. Após isso outro gerente passou por mim e fingiu que não estava acontecendo nada.
    Ainda do lado de fora pude ver um dos seus funcionários rir da minha cara. Esse pequeno relato é apenas parte da situação que ocorreu na agência, porque eu sei que pro bb isso não é nada, porque foi isso que eu ouvi na agência. Não quero ser mais exposta do que fui ontem.
    Onde fica a dignidade do ser humano?? Ainda fui questionada se era cliente para poder entrar. Sou cliente BB e mesmo se não fosse acho que ninguém merece ser menosprezado e humilhado.
    Se eu tivesse platina na perna teria que me despir na frente da agência?
    Sai da agência passando mal, eu fico imaginando essa mesma situação com pessoas mais frágeis, idosas e deficientes.
    Um Sr. que ao que me parece era chefe dos gerentes ainda assumiu que essa situação foi um erro grotesco.
    Quantas pessoas mais terão que ser desrespeitadas,humilhadas e expostas para que alguma solução seja tomada?

  9. ido jorge diz:

    Boa tarde,

    Por favor, preciso saber como devo proceder diante de uma situação que estou passando. Eu tinha meu nome no SPC E SERASA mas como a divida prescreveu, e nao aceitaram diminuir os juros, eu nao paguei, e por fim meu nome foi retirado desses orgãos. Porem eu estou tentando financiamento pela Caixa economica do programa minha casa minha vida e nao consegui financiamento porque a divida ainda consta no banco do brasil. Nesse caso o que devo fazer?

  10. Estou tendo problemas com bancos a 3 anos. Não consigo um trabalho fixo descente para me manter. Tenho 3 filhos e esposa. Uma está fazendo faculdade, outro técnico e outra pre-escola. Sempre tivemos um bom nível de vida, mas agora está difícil manter o mesmo padrão, já cortamos o que foi possível. Para saber, pedir uma casa e um ótimo carro nestes 3 anos, temos um carro mas não temos nossa casa. O que vou deixar para meus filhos? Só tentam me ferrar. Tem uma agencia cobradora em São Paulo chamada Melhado Advogados, eles me cobram CITI e SANTANDER. Já não aguento mais, são 5 a 6 sms dia, 3 a 4 ligações e ainda cartas e emails. O que devo fazer, devo procurar Procom? Eu e minha família estamos sendo escrachados por esta cobradora. Este pessoal compra crédito podre dos bancos e fica entrando em contato com a gente em nome do banco. Não sei o que fazer, quero pagar, reconheço que devo, pois na época das vacas gordas o banco me encheu de benefícios e agora quer me chupar os ossos. Me oriente e me ajude, o minitério público tinha que tomar medidas de proteção a gente também.
    Grato.

  11. Cesar Olivato diz:

    O gerente do meu banco me convenceu para adquirir um seguro, na condição de abrir uma conta para minha mulher, e agora resiste em fechar essa conta, mesmo minha esposa já ter ido para Espanha a 2 anos. aquele que se mostrava meu amigo agora nem atende o telefone e quando chego na agencia a sua procura ele se esconde. Que decepção!…….É como já disseram aqui em outro artigo : (São todos amigos na onça)……Parabéns! pelo site….

  12. Neto Cavalcante diz:

    Também acho que esse site deve ter alguma proximidade com Deus pois, depois de alguns minutos lendo os artigos fique com alguma esperança de solução para minhas dívidas com bancos. Muito bom…Parabéns ao idealizador. Fique na Paz e que Deus o cubra de bençãos.

  13. Ana Maria Letore diz:

    Me perdoe pelas palavras, é que estou tâo aliviada apos ler seus artigos que nâo me contive pela sensação de agradecimento…..Você deve ser um anjo enviado por Deus e nem imagina o quanto faz bem às pessoas que aqui passam como eu……Obrigada…..obrigada…..Que Deus o abencoe e ilumine sempre Dr Marcos.

  14. um banco me cobrou uma divida de serviços que eu nem sei o que é.
    Fui ate o mesmo que por meio de uma funcionária me deu um prazo de até o fim do mês pois fui dia 08 de agosto e tinha até o dia 31,pois estava começando num novo emprego e queria resolver a situação.
    Dia 30 do mesmo mês paguei o acordo,mas tive que esperar o cartão ,então fui até o banco para receber direto no caixa, pedi um extrato e para minha surpresa no dia 20 de agosto a empresa depositou o dinheiro da passagem que foi imediatamente descontado da conta e eu não fui avisado.
    Aceitaran o acordo do dia 30 e descontaram o dinheiro do dia 20 sem me avisar.como proceder nesse caso.

  15. daniel diz:

    ei o que o santander fez comigo:
    eu pagava um financiamento em 24 parcelas. as primeiras 4 atrasei, tava sem trabalho, consegui um emprego e a partir da 5 parcela paguei em dia. percebi que o minimo sempre aumentava, mas fiz o parcelamento, não é mesmo? cheguei na parcela 17, e o santander não recebeu o valor da parcela, só o minimo. fui em casa e depois de discutir 1 hora no tel com o atendente boboca, descobri a sacanagem: os 6% cobrados por lei em parcelas atrasadas, são 20%, pasmem: e tem mais: sabe o minimo crescendo? é os 20 % cobrados mes a mes no minimo, mas como vou pagar o minimo se fiz o parcelamento? não tem logica. foram cobrados 20% por atrasos até a parcela 17, reajustando o minimo. conclusão: joguei dinheiro fora, o parcelamento não diminuiu em nada a divida.pergunto de novo, se fiz o parcelamento, ops juros cobrados deveriam ser feiutos nas parcelas 1 a 4, 6% que foram as que atrasei, e não em todas, os 20%.
    o santander vai esperar sentado que vou pagar agora a divida: já to com advogado no caso
    mas que absurdo em gente?

  16. Marcos diz:

    boa tarde, amigo naum estou dormindo a um tempo jah, tenho uma empresa de informatica ,mais eh uma lojinha pequena de bairro fiz um emprestimo no santander e no itau no santander era de 5.000,00 contando com o especial agora eles cobram 60.000,00 e no itau peguei 10 mil paguei faltavam apenas 3 parcelas mais acabei usando o especial agora ele me cobram uma divida de 36.0000 parcelando em até 36x de 2.423,00 naum tenhocondição de pagar peguei esse emprestimo para investir mais naum tive o retorno esperado e acabaram crescendo concorrente no meu bairro. o que fazer? minha esposa comprou um carro e colocou no meu nome, mais ainda nuam fui no cartorio reconhecer firma mais do antigo proprietario esta tudo certo, sera que se colocar no meu nome o banco pode tomar? obrigado desde jah pela ajuda!!!

  17. noe nunes ribeiro de sousa diz:

    eu fisse hum enprestimo na caixa em folha amuito tempo aixo o que eu ja paguei as parcelas ja quitei e os juros e taxa e tao alta que nao termina mas me ajude

  18. noe nunes ribeiro de sousa diz:

    eu tenho 02 inprestimo com o banco do brasil eu ja quitei a muito tenpo e nuca acaba mas de paga quero saber se eu tenho direito de entra na justica pra rever este enprestimo o juros e tao alto que eu ja quitei eu aixo que eu tenho e dinheiro de sobra porque que os bancos fas isto com nos pobre me ajude

  19. ANDEI LENDO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES NO SITE, E, ME IDENTIFIQUEI COM MUITAS. EM PRIMEIRO LUGAR, MINHA FAMILIA ESTA PASSANDO POR ISSO TAMBEM, ESTAMOS COM DIVIDA NO BRADESCO E O QUE ESTÃO NOS COBRANDO E ABSURDO!!!!!!!! EM UM UNICO EMPRESTIMO, NOS COBRARAM DE 70 MIL, 130 MIL DA DIVIDA!!!!!!!!! FORA PENHOR DO IMOVEL, VENDA DE PRODUTOS BANCARIOS EM PACOTES (FAMOSAS VENDAS CASADAS PROIBIDAS POR LEI).
    QUERIA DE VERDADE UMA ORIENTAÇÃO, MEU PAI FICOU CEGO DE UMA VISTA POR NERVOSO COM ESSA SITUAÇÃO, ELE SOFREU UM DERRAME OCULAR, E, PERDEU 5 DENTES DEVIDO AO BRUXISMO, RANGEU OS DENTES ATE O OSSO DO MAXILAR.
    PEÇO QUE ALGUEM LEIA MEU APELO E NOS AUXILIE.
    OBRIGADA:
    KAREN.

  20. Wanderley de Mattos diz:

    Hoje fui no BBrasil de Diadema e lá um fulano postado diante da porta giratória, que se apresentou como gerente de atendimento me impediu de adentrar na agência, mesmo depois de minha insistência, pois, segundo ele, depositos inferiores a 10 mil deveriam ser feitos nas máquinas de atendimento fora da agência. Fiquei indignado porque minha vontade de ser atendido no caixa foi vetada pela imposição desse funcionário, contrariando meu direito de ir e vir, e até as resoluções do BCentral. Pensei que agencia bancária, principalmente do BBrasil de propriedade do governo, fosse um lugar público onde o povo teria seu acesso livre e garantido. Além de denunciar aqui, entrarei no site do BCentral e formalizarei uma reclamação, pois, além desse fato, notei também que lá, as pessoas simples são tratadas como lixo.

  21. Wanderley Antonio Pinto diz:

    Olá, sou comerciante e me sinto um verdadeiro escravo do sistema financeiro, minha vida profissional e financeira está totalmente nas mãos dos bancos, é que em 2009, solicitei ao banco do brasil um capital de giro no valor de R$ 10.000,00 tendo meu filho como avalista, o valor depositado em minha conta foi de R$ 9.200,00, fiquei espantado quando perguntei ao gerente a razão da diferença, e ele me disse que era as taxas de abertura de credito e outras tarifas de praxe. Estava cumprindo em dia os pagamentos que começaram com valores aproximados de R$ 630,00 e um ano depois comecei a ter problemas em meus negócios, por estar (sem perceber) acumulando dividas, pois alem desse valor, ainda tinha as tarifas bancarias, tipo manutenção da conta: R$ 34,00 (mensal), aluguel da maquina de cartões: 49,00 (mensal) e mais as taxas de administração das operadoras dos cartões: 2.2% quando era venda a vista, 4.3% na venda a prazo, somando-se estes valores, o lucro do meu negócio não era sufiente para cobrir estes custos operacionais, levando-se em conta os custos fixos; aluguel, telefone, contador, etc. Só por isso já dava pra ver que essa operação era totalmente inviável. Foi aí que comecei a perder a noção de vez, quando pensei que se eu conseguisse mais credito para investir, teria condições de pagar com mais facilidade, e sem pensar muito, procurei o gerente do banco e lhe expliquei o caso, e ele me disse que se eu comprasse um produto do banco, no caso, um consórcio de um automovel, ele abriria uma nova linha de credito “sem problemas” e assim foi feito, assumí mais um compromisso no valor de R$ 290,00 (mensal)de um consórcio, para ter a liberação de outro capital, desta vez, o giro flex que assim como o primeiro, tambem foram cobrados as taxas de abertura de credito e tarifas de praxe no valor de R$ 800,00. Assim começou meu pesadelo, pois, os dois contratos de emprestimos e mais o consórcio, totalizavam um montante aproximado de R$ 1.500,00 fora as taxas e tarifas que eu nunca soube de que eram, e depois de pagar 5 parcelas deste novo emprestimo, minha conta passou a ficar devedora e eu perdí totalmente o controle, pois, virou uma bola de neve, quando eu cobria a conta para compensar um cheque emitido, o banco cobrava alguma taxa, e devolvia o cheque, aumentando mais ainda minha divida e complicando mais ainda a minha situação. Comecei a ficar sem capital, pq tudo que recebia em cartões, caia na conta, e nunca era suficiente para saciar a fome do banco. Acabei ficando sem capital, sem estoque no meu comercio, e sem poder receber pagamentos em cartões, que causou mais fracasso nas vendas. Tive que optar por manter o negócio funcionando, e parei de movimentar a famigerada conta bancaria em maio de 2011. Hoje minha divida total está em torno R$ 20.000,00 mesmo tendo pago quase o total do primeiro emprestimo e mais 5 parcelas do segundo, as 5 mensalidades do consórcio que paguei, é claro que o banco não vai devolver e nem abater na divida, já enviei ao gerente, uma proposta para regularizar a situação, pedí anistia das taxas, juros, e parcelamento do total da divida, o qual foi prontalmente recusado. Não sei o que fazer, meu negócio esta quase falido, não tenho mais credito, não posso abrir outra conta, e em consequencia vou perder tudo e muitos anos de trabalho e sacrificios, não consigo achar uma saída. Por favor alguem poderia me ajudar? não tenho mais a quem recorrer, não encontro uma solução e estou desesperado. Caso alguem possa e queira me ajudar de alguma forma,deixo meus dados; Wanderley Antonio Pinto e-mail; wantoniopinto@bol.com.br telefone; (011) 2072-4451 comercial, celular (011) 8329-8322 Agradeço desde já, Obrigado.

  22. alexandre iesca rodrigues diz:

    Pode me dar uma luz, minha esposa tem uma divida contraida com o GRANDE ITAU, em 2008 de 691,00 reais, e por incrivel que pareça esse banco conseguiu o milagre de transformar isso em exatos R$-41.867,89, esse milagre nem nosso Senhor Jesus Cristo conseguiria, pode me dar uma dica de como proceder com isso, fico grato desde já, pois realmente acho que esta na hora de dar um basta nesses bancos!!

  23. Claudinei Leite Salvino Alves diz:

    Tenho duas pendências antigas referente ao cartão de crédito do HSBC, no último contato que tive com a central de negociação informei que havia quitado o saldo devedor da minha conta corrente e estava em negociação e pagando outros credores, e tão logo houvesse possibilidade entraria em contato.
    Para minha surpresa hoje (13/01/2012) o HSBC debitou os valores de R$ 5.976,12 e R$ 5.053,44 da minha conta corrente, sendo que parte desta quantia é da minha indenização trabalhista que ocorreu em Dezembro/2011. Esta ação foi feita na “calada da noite” sem minha anuência, sem meu conhecimento e sem minha autorização, o mais estranho é que entrei em contato com a central de cobrança (031-3279-9240) e a atendente Alice informou que os contratos ainda estavam na central para negociação e que tal decisão partiu da matriz/agência do banco.
    Na sequência entrei em contato com minha agência e falei com o gerente Sr.Delson e o mesmo alegou que após consulta junto ao Depto.Jurídico do banco foi informado que existe uma cláusula no contrato dos cartões de crédito que permite esta ação e iria solicitar maiores informações sobre o caso.Registrei esta reclamação na minha agência, no SAC/HSBC, no Banco Central.
    Diante dos fatos entendo que esta atitude arbitrária vai contra os princípios do código de defesa do consumidor, pois não foi me dado o direito de questionar ou renegociar a dívida.
    Sendo assim, solicito o auxílio sobre o assunto e quais ações devo tomar para que os valores sejam estornados para minha conta corrente.

    Claudinei

  24. Julio TNF diz:

    O banco Itaú não me concede o financiamento LIS pq ganhei uma causa contra eles anos atras. Tenho todos os requisitos positivos. Provavelmente meu cadastro está marcado em outros lugares. Gostaria de saber se eles podem me perseguir assim.

  25. Alice Solatto diz:

    Durante o ano que se finda suas palavras descritas em belos artigos e úteis me serviram de alento. Desejo que os anjos e o nosso grande Deus o abençoe e ilumine no ano que se inicia. Obrigada por tanta paz que nos proporciona. Att Alice

  26. Por favor presiso de um esclarecimento,
    eu e meu marido somos clientes do banco do brasil desde 1992, e sempre tivemos otimas relaçoes, mais em abril desse ano. nós entramos com uma açao referente ao plano color, contra o banco , pois vomios que estamos dentro do nosso direito, o banco nos retalhou negando inclusive o uso do cartao de credito,e fazendo pressao, nao nos deu mais nem o custeio agricola o que vai dificultar lá na frente o pagamento do meu financiamento, e ainda nos colocou numa tal lista onde tudo nos é negado, nunca atrasei sequer uma parcela , eles podem fazer uso assim de tudo isso me sinto uma pessoa leprosa, onde me tiraram todos os meus direitos será que tenho como me defender, se tiver por favor me ajudem

  27. Jose Rodnei Cammer diz:

    Parabéns! Você nem imagina o quanto suas palavras nos aliviam. Quando não temos mais esperança em nada nem ninguém, encontramos fortaleza em palavras escritas por alguém que nem conhecemos. Só pode ser coisa de Deus. Você deve ser um anjo de verdade. Obrigado.

  28. Clovis Ronaldo diz:

    Fui negociar com meu banco uma dívida e não consegui, pois o banco queria me cobrar 10 vezes o que eu devia. Fiquei desesperado e sem saber o que fazer e até perdi noites de sono. Falei com alguns advogados e não obtive apoio suficiente. Um dia entâo pesquisando na internet encontrei esse site e comecei a ler as matérias aqui divulgadas. E como uma luz divida encontrei respaldo e resposta para minhas dúvidas. Parabéns ao editor responsável e ao idealizador dessa ideia maravilhosa. Obrigado Sr Dr Marcos e que Deus o ilumine e abençoe.

  29. Thuani diz:

    Senhor Marcos estou precisando de uma AJUDA URGENTE.
    Meu namorado devia a um cartao de credito ele ligou para a central de atendimento e fez um acordo e em momento nenhum disseram para ele que o valor que ele pagaria iria deixar ele com uma divida interna no Banco do Brasil de 600 reias.Ele agora foi contratado por uma empresa e que faz o pagamento de seus funcionários através do Banco do Brasil e lá estão se negando a abrir uma conta salário mesmo ele tendo uma carta da empresa alegando que ele tem este debito por favor o que nós faremos ? ele corre o risco de ser mandado em bora por conta disso. Eu andei pesquisando e encontrei a seguinte resposta no site do Banco Central:” Os bancos são obrigados a abrir “conta-salário”?
    As instituições financeiras somente estão obrigadas a abrir “conta-salário” se prestarem serviços de execução de folha de pagamento de uma empresa. Para isso, é necessário que seja firmado um contrato ou convênio entre a instituição financeira e o empregador, conforme indicado na pergunta anterior.”
    Eu acredito que a emprese faça esse pagamento de seus funcionários através do Bando do Brasil já que exigiram que fosse aberto uma conta lá e deram ate uma carta se solicitação de abertura de contas.

  30. EDVALDO RAMOS DELGADO diz:

    Boa noite, eu me chamo EDVALDO RAMOS DELGADO, moro em PORTO SEGURO/BA, há alguns meses peguei um empréstimo consignado através do convenio firmado entre a Pref. Munic de PORTO SEGURO, órgão do qual faço parte e o Banco Bradesco, no ultimo dia 10 do mês corrente, estive na agencia 1647 para informar ao gerente da minha intenção em transferir a minha divida para outra empresa, através da modalidade “PORTABILIDADE DE CRÉDITO”, porém, o mesmo alega que o Banco teria assinado um contrato de exclusividade com a Prefeitura e, portanto não poderia efetuar a operação desejada.

    Há alguns dias to tentando resolver este impasse, porém, as respostas que tenho obtido não estão de acordo com a lei, tão pouco com o código do consumidor.

    Dos Direitos Básicos do Consumidor

    ART. 6º – São direitos básicos do consumidor:
    II – a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas à liberdade de escolha e a igualdade nas contratações;
    IV – a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços.

    Circular BACEN Nº 3.522/2011

    De acordo com o texto da circular: fica vedada às instituições financeiras, na prestação de serviços e na contratação de operações, a celebração de convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições, inclusive aquelas com consignação em folha de pagamento.

    Segundo o próprio Bacen, as cláusulas de exclusividade dos contratos vigentes continuam válidas, ou seja, a proibição se aplica apenas para os acordos novos ou que forem renovados a partir da data de publicação da citada circular.

    Entretanto, é perfeitamente possível questionar judicialmente tais cláusulas de exclusividade com base no direito básico de escolha do consumidor (artigo 6º, inciso II, do Código de Defesa do Consumidor).

    Segundo, o IDEC, aqueles consumidores que estão pagando empréstimos consignados realizados em determinado banco que detém acordo de exclusividade com a empresa onde trabalha, a alternativa é solicitar a “Portabilidade de Crédito”, por meio da qual pode migrar seu débito para outra instituição financeira que cobre juros menores, sem taxas e nem tarifas.

    Mesmo assim, o BRADESCO insiste em dizer não, to deixando eles pensarem que sou otario, só to esperando a resposta da OUVIDORIA do mesmo para tomar as providencia.

    Att,

    EDVALDO RAMOS DELGADO

  31. Luciano Salmoste diz:

    Gostaria de ter a sua sabedoria e conhecimentos para no mínimo ter chamado a policia no que que fui humilhado em uma agencia da Caixa no bairro do Sapopema. Quem sabe um dia a sua soberania e boa vontade em ajudar os mais fracos, seja ouvida por Deus, já que na terra so fazem as pessoas comuns de idiotas, como li em uma de suas sabias publicações. Siga com Deus amigo.

  32. Prezados, Venho a dez dias tentando efetuar um acordo e pagar o banco de vcs. , liguei cerca de 12 ou treze vezes, cobrança, atendimento, ouvidoria, reclamação na qual cadastrei o protocolo 26773624. Fui até o banco o gerente Agnaldo ou a tal de Aldilene não estavam, me foi dito q os gerentes tem q fazer 4 visitas por dia e nao tem tempo de ficar em agencia perdi um dia de trabalho e de anda adiantou. Liguei o gerente Agnaldo não retornou pois estava em visita externa. Ocorre que me deram 10 dias na minha empresa para resolver isso senão perco o emprego na quarta feira e isso é inegociável. Diversos conflitos de informações, cada lugar setor de vcs. me fala uma coisa diferente, cada atendente me fala algo que condiz com o que ouvi no atendimento anterior e estou realmente desesperada, o que sempre quis foi justamente resolver tudo, pagar, ser novamente uma cidadã digna, fiquei doente um ano de cama, agora que estou me refazendo, arranjando emprego, pagando dividas perderei a chance de ter um emprego bom aqui na cidade de Araçariguama e tbem de comprar um apartamento pelo programa minha casa minha vida. Enfim, Deus abençoe a todos. Mas isso não se faz com uma pessoa, nem com um cachorro. Elogio apenas o Rafael da agencia da rua boa vista que tentando me ajudar ficou de procurar sua supervisora e ver o q podia fazer, hoje alguns dias depois ele ainda esta tentando. Ocorre q eu posso perder o emprego devido a esse péssimo e confuso atendimento. e tinha que registrar a questão, quem ouvir a ligação do protocolo 26773624 saberá extamente o que ocorreu, a falta de respeito é abusrda, ela disse q ia ter q fechar o protocolo mesmo sem resolver pois ela nao tinha o que fazer. Agora me liga a ouvidoria e disse que a instuição resolveu não fazer o acordo e que ficaria assim , pra eu esperar eles resolveram se um dia acietarão fazer o acordo ou não. ou seja vou pagando juros até quando eles quiserem. Isso existe meu Deus do Céu? Sem mais, aguardo retorno. Marisa Santana.

  33. julio cesar diz:

    TENHO DIVIDAS DE CAREFOOUR EXTRA MASTES CARD MAS TO DESEMPREGADO E FIQUEI SABENDO QUE MEU NOME NO SERASA,NAO CONSOGUEIREI EMPREGO PELO NOME SUJO,MAS COMO VOU QUIATR DIVIDAS SEM NAO CONSIGO EMPREGO??????E RECEBO VARIAS CORREPOSDENCIA COM NOTIFICAÇAO EXTRAJUDICIAL O QUE É´ISSO???????????

  34. João Francisco Neto diz:

    Atenção no seu FGTS

    O que me leva a escrever para vocês com o pedido de que se não for possível verificar o fato que encaminhem para algum órgão que possa, pois a coisa é seria.
    Sou aposentado, porém ainda trabalho e por esse motivo o meu Fundo de Garantia é transferido para uma conta minha na Caixa Econômica Federal todo mês.
    Como é sabido, por lei o empregador tem até o dia 7 de cada mês para depositar os valores na conta do órgão quer administra o FGTS que por tabela vem a ser a Caixa Federal.
    Até um tempo atrás os valores apareciam nas contas dos trabalhadores por volta do dia 15 de cada mês. Nos últimos meses isso não vem acontecendo, os valores aparecem nas contas lá pelo dia 18, 19 de cada mês.
    Neste mês (Abril) até esta data (22.04) os valores não apareceram ainda.
    Com certeza alguém em algum momento está trabalhando com o dinheiro do trabalhador e repassando os valores lá na frente sem nenhuma correção.
    Se quiser passar vergonha vá até uma agencia da Caixa Federal e tente obter esclarecimentos, eles logo culpam Brasília.
    Aparentemente existe alguma coisa estranha no caminho que o FGTS leva até chegar nas contas dos trabalhadores.
    Acredito que como eu, muitos trabalhadores precisam desse dinheiro para sobreviver.
    Mais uma vez lhes peço, por favor, tentem verificar o que ocorre, estão lesando os trabalhadores na cara dura.

  35. João Paulo diz:

    Como perder um cliente
    Amigos, hoje, 05 de abril, aconteceu algo surreal. Sou (fui) correntista do banco Itaú. Utilizo muito pouco a agência, optando pelo bankline (internet) e, para isto, preciso de um aparelhinho, chamado por eles de Itoken. Acontece que o meu não mais respondendo, não sei a razão, dirigi-me à agência onde sou (era) correntista desde 1993, quase 20 anos, e não consegui por não haver disponibilidade do tal aparelho na agência. A solução me dada, mesmo sendo cliente especial, com estrelas e coisa e tal, que eu me dirigisse a qualquer agência que poderia encontrar uma que tivesse a disponibilidade do aparelhinho. Retruquei sobre o absurdo da proposição em que eu, cliente, deveria procurar uma outra agência na qual tivesse o aparelho. Muito irritado, e precisando não mais me atrasar para o meu trabalho, já que os bancos possuem um horário bastante ‘elástico’ de funcionamento, iniciando-se o atendimento as 10 horas e não permitindo atendimento após as 16:30. Chegando a casa, peguei o telefone e tentei, em vão, uma solução para o meu caso: a indicação de qual agência poderia encontrar o que não encontrei na que possuo conta desde 93, friso bem. NÃO CONSEGUI. As respostas sempre foram as mesmas que recebi das negligentes ‘gerentes’ da agência de Vila Valqueire, Rio de Janeiro. Conclusão: tomei a decisão que deveria ter tomado sem precisar perder dia trabalho, fechar a conta. Retirarei todos os pagamentos agendados em débito automático, transferirei todas as minhas (poucas) reservas financeiras para um dos outros dois bancos nos quais possuo conta e adeus aporrinhação. Bem que tentei continuar correntista do Itaú, os números de telefone e protocolos de atendimento são testemunhas disto. Passei 6 minutos ao telefone 4004 55 00, tentando uma solução, e nada. Ao número 0300 100 1213, mais 2 minutos. Numa terceira tentativa, no mesmo dia, no número 4004 4828, 9 minutos. E, finalmente, no número 0800 72 80 728, mais 10 minutos; totalizando quase 30 minutos de preciosa paciência. Não deu mais. Adeus Itaú. Abraços, ex-cliente Itaú, João Paulo

  36. Mendel diz:

    Certa vez peguei um empréstimo no Santander para pagar um outro no mesmo banco. Peguei com juros baixos para pagar o anterior que fora feito com juros altissimos. Concluída a operação, ligou para mim uma gerente deste banco “preocupada” por eu ter feito um “mal negócio” e que eu deveria te me aconselhado com ela e deu a entender que a minha operação não fora efetivada. Disse a ela que tinha todos os comprovantes e que estava tudo correto. Mesmo assim ela não se convenceu de que ELA não significava nada para mim. Felizmente sumiu de perto de mim. Nunca mais me ligou para peguntar se eu estaa precisando de empréstimo.
    .
    Semana passada peguei um empréstimo numa corretora para liquidar um empréstimos no mesmo banco. Fiz isso e com 3 dias no site eles oferecem para mim um valor a juros de 5,69% ao mês, sendo que na semana anterior eles estavam me oferecendo a 2,59%. Eles pensam que eu sou otário. Daqui a doi anos me livro definitiamente deste banco.

  37. Leonidas Filho diz:

    Interessante e agradável as matérias contidas no site. Muito úteis e esclarecedoras. É gratificante encontrar pessoas que fazem a diferença na sociedade egoísta e materialista que vivemos. Parabéns ao autor.

  38. Fabiola diz:

    O seu site me proporcionou um profundo alento, primeiro porque desconhecia os meus direitos e já estava entrando no desespero total e absoluto! Toda a nossa renda familiar estava sendo confiscada pelo Banco do Brasil, e já vivíamos um regime de escravidão (trabalhar para pagar uma dívida que jamais poderia ser paga). Conforme sua recomendação procurei um advogado e já ganhamos a parte primária da ação (medida cautelar), e ficou determinado que a dívida não ultrapasse 30% do total de rendimentos. Estou escrevendo para orientar que as pessoas, como nós, não aceitem o que lhes é cobrado indevidamente e procurem os seus direitos em juízo. Não posso dizer que estou satisfeita, já que o Banco (BB) não cumpriu a medida cautelar até a presente data, mas isto é mais um motivo para a segunda parte da ação que é a indenização por danos morais. Realmente, gostaria de agradecê-los pelas orientações e pelos comentários aqui no site. Deixa-nos muito felizes saber que não devemos e nem podemos ser “Escravos dos Bancos”

  39. fernanda diz:

    O que o Procon diz a respeito dos juros:

    Pergunta:
    Cobrança indevida de taxas de juros pelos cartões do Banco real. O meu banco está cobrando 4% de juros mensais por atraso(juros mora) e mais de 12% de juros mensais ou 736,97 % juros anuais. Gostaria de saber o que eu posso fazer contra essa ilegalidade sendo que a lei determina que as multas de mora(juros de mora) decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a (2%)dois por cento do valor da prestação e os Juros anuais ou legais não podem passar de 12% anuais.

    Resposta:

    A questão relativa à taxa de juros é polêmica e tem sido objeto de maiores discussões a partir da Constituição Federal de 1988 e da edição do Novo Código Civil (Lei 10.406, em vigor desde 11/01/2003), principalmente no que diz respeito à questão dos juros de mora aplicados na inadimplência ou pagamento com atraso e convencionados nos contratos em geral.

    A Lei de Usura (Dec. 22.626 de 07/04/1933) criminalizava a cobrança da taxa de juros superiores a 10% ao ano.

    Antes da entrada em vigor do Novo Código Civil, a fixação dos juros de mora em 1% ao mês tinha fundamento no artigo 1.062 do Código Civil de 1916, que determinava que “taxa dos juros moratórios, quando não convencionada, será de 6% (seis por cento) ao ano” (0,5% ao mês). O artigo 1.062 era combinado com o disposto na Lei da Usura que determina em seu artigo 1º, que “É vedado, e será punido nos termos desta Lei, estipular em quaisquer contratos taxas de juros superiores ao dobro da taxa legal (Código Civil, art. 1.062)”.

    Em sua maioria, os contratos de adesão continuam prevendo cláusula determinando que no caso de pagamento após o vencimento, sobre o valor devido incidirão juros de mora de 1% (um por cento)ao mês ou fração, além de multa, correção monetária etc.

    Porém, o artigo 1062 do antigo Código Civil foi substituido pelo artigo 406 do atual Código Civil que prevê:

    “Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei, serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional.”

    A Receita Federal utiliza a Selic como taxa de juros de mora na cobrança ou exigência dos débitos fiscais federais em atraso. Esta cobrança está amparada no artigo 13 da Lei 9.065, de 20/06/1995.

    A possibilidade de exigir juros de mora correspondentes ao dobro da taxa Selic, com fundamento no artigo 406 do atual Código Civil combinado com o artigo 1º, do Decreto 22.626/33 (Lei da Usura) existe, se considerarmos que essa Lei da Usura não foi revogada.

    Assim, se for considerado que a Lei da Usura ainda está vigente, poderão ser estabelecidos juros até o dobro da taxa Selic. Ao contrário, com a revogação não haverá limitação para a taxa de juros, exceto quando fixados em Lei.

    O problema é que a questão, nesse sentido, também é polêmica, pois há entendimentos nos dois sentidos. Há juristas posicionando-se no sentido da revogação, de forma expressa, pois, segundo entendem, em abril de 1991, foi baixado o Decreto Federal s/n revogando o Decreto 22.626/33. Porém, em novembro do mesmo ano, outro Decreto Federal tornou sem efeito aquele Decreto revogador. Dessa forma e, apoiados em outras legislações, parte dos juristas entendem que a Lei continua em vigor.

    Dessa forma, parece-nos que o consumidor que entender que seu contrato prevê cobrança abusiva dos juros, deve considerar a conveniência de apresentar o problema à Justiça.

    Para o caso, será necessário a contratação de um advogado de sua confiança para orientações e providências.

    Conclusão:
    FESTA PARA OS BANCOS E PARA POLÌTICOS CORRUPTOS – A LEI NÃO DETERMINA PRATICAMENTE NADA E PREVALECE SOMENTE PARA UM LADO OS BANCOS!

  40. Gu diz:

    Uma dívida no banco Itaú de R$ 8500,00 após 4 anos transformou-se em R$ 110.000,00.
    Passados 5 anos, não fizeram por menos de R$ 42.000,00. Não houve acordo e meu CPF foi excluído do Serasa e SCPC. Ao tentar abrir conta no banco Real esta foi negada por 2 vezes.
    Entrei em contato com o SAC/Ouvidoria e fui informado após 24hs, que a instituição citada tem o direito de escolher seus clientes e que as cópias de meus documentos estavam a disposição na agência.

    Fora mais esta humilhação, isso é de fato permitido por lei?
    Em nenhum momento pedi crédito. Somente conta corrente para transfências, depósito de cheques, serviços de home banking, caixas eletrônicos e cartão para movimentação da conta. Tudo obviamente incluso nas tarifas bancárias mensais.

    Caso eu procure outros bancos como, Bradesco, Banco do Brasil ou HSBC, terei o mesmo tipo de negação humilhante? Esse tipo de ocorrência acaba com meu dia e o pior, não temos nada nem ninguém que interpele por nós.

  41. devia pro banco itaú 5.000,00, fui negociar a dívida em 36 meses e total dessa negociação ficou em mais de 17.000,00. Estou pagando até porque está sendo debitado em minha conta corrente, é um absurdo o que os bancos fazem com o cidadão.

  42. Cassia diz:

    Sou ex-funcionária do Banco do Brasil e atualmente “escrava” do Banco do Brasil, que virou “meu senhor e meu amo”, pois não tenho o direito nem de decidir o que posso e o que quero pagar, pois o Banco se apropria de grande parte da minha renda, inclusive constituída pela pensão alimentícia de minha filha, que entra em minha conta.
    “Pedi” demissão do Banco em 1997, coagida pelo terrorismo patronal vigente na época, para evitar ser demitida sumariamente, pois estava lotada em dependência recém extinta pela administração vigente (CESEC) e não havia vagas disponíveis em agências.
    Minha vida a partir daí, seguiu um rumo de dificuldades em diversos setores: familiar, econômico, psico-fisiológico,social, etc. até que meu gradativo empobrecimento e descapitalização se transformaram em superendividamento e atual “escravidão”.
    Não tenho energia nem para defender meus direitos, pela tristeza, pela falta de grana e pela descrença nisso que ousam chamar de “justiça”, que para mim nada mais é do que o “faz de conta” das elites para legalizar-se e perpetuar-se, à custa da maioria.

  43. alison diz:

    BESC-Banco do estado de santa catarina agencia PENHA e o pior do piro banco, essa agencia e uma merda funcionarios mal educados, nao respeitam os idosos nem nimguem..

  44. CLAUDIONOR diz:

    Boa tarde.estou inadimplente em alguns bancos,pois eu tinha alguns emprestismos e limites especiais que usava e sempre pagando nos seus vencimentos,cartões de créditos também.Estava bem empregado até abril de 2008.quando fui dispensado de minhas ativiades profissional (gerente de Vendas) por varios anos.Como eu trabalhava na empresa por contrato de tercerização não obtive indenização compativel com as dividas que tenho.tentei e estou tentando conseguir um emprego
    mas o mercado Siderurgico se encontra estaguinado,portanto dificil de conseguir uma remuneração substancial. Tenho feito alguns bicos,em alguns momentos fui pressionado pelo meus credores,em que fui obrigado a me desfazer de varios patrimonios (03 carros)mesmo assim não consegui resolver o meus debitos.Gostaria de uma orientação de como devo proceder para não fazer mais besterias e não resolver nada,já fui ameaçado recentemente por uma empresa de cobrança na indicação de um oficial de justiça para fazer penhora,como devo proceder…?
    Obrigado por sua orientações

  45. Jose Roberto diz:

    Caro Dr. Marcos, estou precisando de um modelo de petição de ação revisional. Como posso conseguir?

  46. Joana Martinez diz:

    Admirável Sr. Dr. Marcos
    Minha filha, da qual sou avalista, deve para o Itaú 3.400 reais que se tornaram em 9 meses 17 mil. Um funcionário do banco me ligou dizendo que o banco vai tomar nosso apartamento para leiloar e assim quitar essa dívida. Isso procede. Estou aflita e sem dormir direito, e em uma dessas noites intermináveis encontrei esse site e lendo seus artigos fiquei maravilhada e aliviada e com muito ânimo para a vida. Peço o favor de me orientar se puder, sobre esse caso, ou me indicar um advogado para tal. Obrigada desde já e parabéns pela iniciativa e maravilhoso site. Que Deus continue o iluminando!

  47. Wanderley Kjr. diz:

    Bancos não merecem minha atenção, mas, todo meu desprezo. Coloco minha boca no trombone para parabenizar a grandiosa iniciativa desse brasileiro com B maiúsculo. Valeu Dr. Marcos pela iniciativa cidadã e gde gesto de abnegação. Sou seu admirador!

  48. Marcos Antonyo Lima diz:

    CARO LEITOR:->>> Este espaço destina-se para o registro de denúncias, insatisfações nas relações de consumo mantidas com bancos e cartões de crédito, ou ainda, para acolher o seu desabafo sobre o assunto. – Caso deseja tirar dúvidas, ou alguma orientação, utilize o link “Contato” no alto dessa página, ou envie diretamente para meu E-mail marcos@escravosdosbancos.com.br. – Se deseja participar do “Forum” do consumidor acesse http://www.sosconsumidor.com.br, que terá sua solicitação exposta para análise de inúmeros profissionais do Direito dispostos a ajudar.

  49. Carol diz:

    Boa tarde, tenho um débito junto ao Banco do Brasil, eu aceitei acordo proposto por uma empresa de cobrança, o qual não foi cumprido. Como gravei as minhas ligações telefônicas junto a empresa de cobrança, enviei ao banco uma carta registrada com AR, solicitando a evolução da composição de débito e também uma cópia do meu contrato. Eu nunca recebi esse contrato e na minha ingenuidade qdo. da abertura da conta, fiquei sem acesso a ele. Segui os passos sugeridos aqui no site. Mais de um mês depois o banco entrou em contato comigo, dizendo que irá cumprir o acordo, mas como o valor a ser pago é menor do que a dívida, pq eles estão me dando um desconto, esse valor residual ficará pendente, caso eu queria abrir uma conta junto ao banco novamente, terei que pagá-lo. Me informei junto ao PROCON e esse procedimento é legal. Tenho uma dúvida, devo aceitar essa negociação, sendo que esse valor residual desconheço de onde ele surgiu, ou seja, não tenho a evolução da composição desse débito. Ou devo questionar o valor judicialmente e depois tentar fazer um acordo? Como foi dito aqui no site, eles fazem de tudo para não fornecer o contrato e a evolução da composição de débito. Me ajudem.

  50. Marcos Antonyo Lima diz:

    Entre outros abusos sofridos, eu, por exemplo, já fui impedido de entrar em agência por não ter agendado atendimento, – já fiquei 4 horas na fila do caixa aguardando ser atendido, já tive benefício negado por não aceitar venda casada, e por aí vai……

Deixe um comentário para julio cesar Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *